Entrevista: luthier Marcos Vinisyus da Rosa (MV Guitars)


Visual vintage com toques modernos – conheça as guitarras fabricadas pelo luthier Marcos Vinisyus da Rosa (MV Guitars)

MV Vintage T

Marcos Vinisyus da Rosa é luthier e responsável pela concepção e manufatura das guitarras custom shop que levam a marca MV Guitars gravada no headstock. Os instrumentos são produzidos artesanalmente em Campo dos Goytacazes, município do interior do estado do Rio de Janeiro.

Todos os trabalhos são elaborados de acordo com as necessidades de cada cliente, combinando design vintage com uma pegada mais moderna, características que chamaram a atenção de importantes guitarristas do cenário gospel como Deleo, Dyck Friesen e Duda Andrade.

Durante o bate-papo, ele nos contou como surgiu seu interesse pela luteria, falou sobre as madeiras brasileiras que gosta de utilizar, os desafios presentes na profissão de luthier, novos projetos e muito mais.

Por Álvaro Silva (ahfsilva@gmail.com)


Como e quando surgiu seu interesse pela luteria?

Marcos Vinisyus: Meu interesse pela luteria surgiu no ano de 2015 quando desmontei minha primeira guitarra acreditando que faria um bom serviço (meu melhor serviço foi deixar os “carrinhos” da guitarra todos retinhos, pois ia ficar mais bonito)... Então, adeus oitavas!

Duas guitarras MV Thinline Telecaster.

Qual foi o seu sentimento quando você concluiu seu primeiro instrumento? Você se lembra de qual foi o modelo?

Marcos Vinisyus: Foi um sentimento de realização. Meu primeiro instrumento foi feito por hobby, e havia muita limitação de ferramentas e conhecimento. Foi um grande desafio, mas o resultado foi satisfatório. O modelo era uma mistura de Les Paul com Stratocaster (bem inusitado por sinal).

Quais são os diferenciais das guitarras MV Guitars? 

Marcos Vinisyus: O diferencial da MV Guitars é que combinamos design vintage com uma pegada mais moderna, prezando sempre pela qualidade e atendendo a necessidade prática de cada cliente.

Guitarra MV Sparkle.

O Brasil é um país rico em espécies de madeiras, sendo que algumas delas são utilizadas com frequência nas atividades de luteria. Quais delas você recomenda e utiliza em seus instrumentos?

Marcos Vinisyus: Infelizmente muitos brasileiros ainda têm preconceito com as madeiras nacionais, porém buscamos explorar a toda a diversidade que temos e selecionar cada uma delas dentro da proposta sonora que cada uma oferece.
Atualmente utilizamos em nossos instrumentos marupá, cedro-rosa, mogno e freijó para a fabricação de corpos. Já nos braços, utilizamos garapa, marfim, tauari, dentre outras. São ótimas madeiras quando bem escolhidas, e devido a excelência de nosso trabalho, muitos músicos de alto nível tem seus instrumentos com 100% de madeiras nacionais.

Como a pandemia do COVID-19 afetou o seu cotidiano profissional? Como você está lidando com ela?

Marcos Vinisyus: Por mais incrível que possa parecer a nossa demanda aumentou significativamente neste momento de pandemia, porém a sobrecarga nas empresas de transporte e a paralisação de diversas empresas de importação tem refletido nos prazos de entrega e gerado dificuldades para conseguir matéria-prima. Mesmo diante das dificuldades estamos buscando atender a todos com eficiência e dedicação.

MV Stratocaster Gold.

Quais são os maiores desafios vivenciados durante o exercício da profissão de luthier?

Marcos Vinisyus: Acredito que o maior desafio é superar a desvalorização da profissão, visto que o Brasil não é um país que tem tradição em instrumentos custom feitos de forma artesanal. Isso faz com que o luthier trabalhe de forma limitada em relação a orçamentos e acaba gerando um efeito reverso, em que a falta de estrutura e recursos pode afetar a qualidade dos serviços prestados, o que prejudica o profissional.

O que você diria para aquelas pessoas que sonham em viver de luthieria no país?

Marcos Vinisyus: Sejam humildes, busquem sempre fazer seu trabalho com excelência, se especialize e estude antes de se lançar no mercado. Não desista no primeiro obstáculo, pois ao longo da jornada profissional eles aparecerão. Sempre exerça seu trabalho com amor e dedicação antes de visar o lucro.

MV Jazzmaster.

Algum lançamento ou outra novidade programada para este ano?

Marcos Vinisyus: Este ano tem sido muito promissor - artistas de altíssimo nível entraram para o nosso time e estamos desenvolvendo um projeto de guitarra com uma empresa americana que será comercializado internacionalmente.

MV Azul Sparkle a caminho dos EUA.
Luthier Marcos Vinisyus da Rosa.

Mais informações no Facebook, Instagram e YouTube da MV Guitars.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)