Bate-papo com Eduardo Kaiser, luthier responsável pela Duran Guitars - nova marca que acaba de chegar ao mercado brasileiro
No comando da Kaiser Guitars há dez anos, o luthier e empresário Eduardo Kaiser (Nova Petrópolis/RS) se especializou na fabricação de corpos e braços para guitarras e contrabaixos que vão dos modelos tradicionais aos extremamente customizados.
O desejo de empreender, a paixão pela música e a vontade de ir além do que é costumeiramente oferecido no mercado de instrumentos musicais, levaram-no a dar um passo mais ousado - fundar a Duran Guitars -, uma nova marca de guitarras premium que tem como objetivo comercializar modelos próprios à pronta entrega.
Além da tocabilidade e do cuidado com o acabemnto, cada instrumento é projetado com atenção aos mínimos detalhes, garantindo que cada nota ressoe com clareza e profundidade.
Conversamos com o Eduardo para conhecer mais sobre a Duran Guitars. Confira!
Entrevista por Álvaro Silva
Você é conhecido por comandar, com excelência, os trabalhos desenvolvidos pela Kaiser Guitars. Como surgiu a ideia de criar uma nova marca? A proposta é diferente?
Obrigado pelo elogio, e pelo convite. Grato por participar mais uma vez do Guitarras Made in Brasil.
Sim, a Duran Guitars é um projeto à parte, isto é, um conceito diferente. O impulso surgiu depois de participar da feira de música Conecta+ em 2023, onde tive várias experiências com clientes e profissionais da área. A ideia já existia há muito tempo, mas a decisão de colocar em prática aconteceu mesmo no final do ano passado.
Nossa proposta é trabalhar dessa forma tradicional de fabricar e vender nossos modelos de guitarras a pronta entrega. São modelos desenvolvidos reunindo toda a experiência adquirida nos últimos 10 anos produzindo todos os tipos de guitarras e baixos, com madeiras variadas e componentes de primeira linha.
Na verdade, decidimos não usar o nome Kaiser porque as peças são diferentes. Elas passam por processos mais cuidadosos de construção e por etapas mais aperfeiçoadas e detalhadas de acabamento.
![]() |
Detalhe do headstock do modelo Stage. |
Começar uma nova marca não é uma tarefa fácil. Como andam as expectativas com esse novo projeto?
Além de ser um negócio, é um sonho realizado. Como mencionei, a ideia é antiga, mas só agora senti que estávamos prontos para o desafio. O foco agora é tornar a marca conhecida aos poucos, assim como foi com a Kaiser. Nunca forçamos essa parte de divulgação, foi algo natural.
Já tivemos histórias e conquistas muito legais com a Kaiser, sei que com a Duran não será diferente.
Além das guitarras, pretende fabricar contrabaixos e violões?
Violões definitivamente não estão nos planos; baixos sim. Aliás, nosso primeiro protótipo já está em produção - um modelo moderno headless.
Todas as etapas de produção são realizadas pela Duran Guitars?
Atualmente todas as etapas de produção (construção, montagem e captação) são realizadas aqui, com exceção da pintura, que é feita pelos profissionais da MK Guitar Shop.
![]() |
Acesso ergonômico às útlimas casas da guitarra |
Quantos são os modelos disponibilizados atualmente?
Contamos com um modelo disponível no mercado - modelo Stage, lançado junto com a marca. Porém, mais um modelo de guitarra e um baixo estão sendo preparados e serão anunciados em breve.
O cliente poderá customizar algumas especificações do instrumento?
A ideia por trás da marca é ter uma produção constante e sólida. Evitar ceder a customizações radicais. Isso em geral deve valorizar os instrumentos e criar uma percepção de seriedade e convicção da marca. Mas claro, pedidos de cores personalizadas, tanto do corpo, do escudo, e quem sabe uma marcação personalizada na escala, são possibilidades. Shapes podem ser encomendados sim, e madeiras podem ser escolhidas dentro do leque limitado que selecionamos para cada modelo (corpos e tampos em imbuia, mogno, ash e flamed maple; braços em pau-ferro, wenge, maple e flamed maple e escalas em Pau Ferro TW).
Quais são os pontos fortes do modelo Stage?
O modelo Stage reúne todas as melhorias que eu gostaria de aplicar num projeto clássico de uma Strato, que é a base do modelo.
Sempre fui ”strateiro”. Ao longo dos anos, testei várias combinações de características nos meus projetos pessoais até chegar no modelo que considero ideal. Entre esses detalhes, estão: corpo com weight relief, acessos facilitados, reforço de fibra de carbono no braço, tensor e trastes inox, tremolo Ramme, escudo/elétrica de fácil remoção e manutenção, roller nut e captação própria (dois singles na posição do braço e meio, além de um single com um “plus” na ponte).
A propósito, falando sobre captadores, quis juntar várias características que não encontrei em produtos de fabricação em série, como: polos/imãs perfeitamente alinhados com as cordas, um captador de ponte mais encorpado que um single, mas não demais como um humbucker (que muitas vezes destoa do resto do conjunto), design que não tivesse “orelhas” para fixação, como acontece em humbuckers e singles padrão. Os captadores tradicionais foram desenvolvidos para serem usados com escudos e molduras, essas orelhas não deveriam aparecer, e as guitarras com essas orelhas expostas sempre me incomodaram em termos de design. Enfim, queria um visual que fosse único da marca, um diferencial para não lançarmos só “o mais do mesmo” no mercado.
Ah! Mais detalhes podem ser conferidos em nossa página (ver aqui)
Em média, qual é o prazo de entrega?
Como falei, a ideia seria trabalhar sempre à pronta-entrega. Agora, para casos excepcionais de encomendas, acredito que o prazo fique em torno de 10 meses, já que somos muito rigorosos com os tempos de descanso para as madeiras estabilizarem durante a construção e dependemos de um terceiro para pinturas.
Onde comprar as guitarras Duran?
Hoje são encontradas exclusivamente na loja online (ver aqui).
![]() |
Modelo Stage |
DURAN GUITARS
🌐 https://www.duranguitars.com
📲 https://www.instagram.com/duranguitars/
Comentários
Postar um comentário