Bate-papo com o luthier Rafael Gomes - Rafa Gomes Custom

 


O luthier Rafael Gomes sempre foi apaixonado por instrumentos musicais. Inclusive ele chegou a se formar em engenharia florestal para conhecer melhor os diversos aspectos das madeiras, principal insumo utilizado pelo indústria de instrumentos musicais.

Começou fabricando o cajón, um instrumento de percussão de madeira que teve origem na fase colonial do Peru com os escravos africanos, mas que com o passar dos anos se espalhou pelo mundo, sendo muito utilizado como acompanhamento em estilos musicais “mais acústicos” como o flamenco, por exemplo.

A fabricação de guitarras era um sonho antigo nutrido por Rafael. Após muito trabalho de pesquisa a respeito dos aspectos construtivos e matérias-primas empregadas no instrumento, ele decidiu fundar neste ano a Rafa Gomes Custom, empresa localizada na cidade de Aparecida de Goiânia/GO. A qualidade superior das guitarras produzidas por ele não demoraram a chamar a atenção do público em razão do capricho no acabamento, qualidade das madeiras e demais componentes utilizados.

A fim de conhecer melhor a trajetória profissional dele, conversamos sobre os motivos que o levaram a ingressar na profissão, os desafios enfrentados no dia a dia, as características indispensáveis para se construir uma boa guitarra, madeiras brasileiras que ele gosta de utilizar em seus projetos e muitos outros assuntos interessantes.

 

Por Álvaro Silva

 

O que te levou a ser luthier? Faz muito tempo que iniciou profissionalmente?

 

Sou formado em Engenharia Florestal. Na época da faculdade, frequentei o ateliê do Luthier Jorge Rafael Nascimento por alguns anos e nos tornamos bons amigos. Acabei fazendo dois violões com ele a quatro mãos na ocasião. Minha intenção principal ao escolher cursar Engenharia Florestal foi ter acesso a mais conhecimento técnico relacionado à madeira, com foco na construção de instrumentos musicais, que foi o tema do meu trabalho de conclusão de curso no ano 2000. Sempre tive interesse por música e pela fabricação de instrumentos, fui aluno do Conservatório da Universidade Federal de Goiás na infância e desde essa época fui ligado no assunto.

 


Além da construção de guitarras, vocês fabricam outros tipos de instrumentos musicais?

 

Em Julho de 2007 fundei a Cajon Percussion. A empresa fabrica cajones, pandeiros, baterias compactas (GIGBOX) e acessórios. A Cajon já vendeu mais de 70.000 cajones e tem perfil atacadista, atendemos lojas em todo território nacional. A fabricação das guitarras é a realização de um sonho antigo, que demandava muito mais maturidade e experiência pra dar certo em um nível mais alto. Iniciamos a fabricação das guitarras no ano de 2021. Nossa meta é fabricar 40 guitarras até dezembro (faltam 4).

 

Falando um pouco sobre madeiras brasileiras. Com quais delas você mais gosta de trabalhar?

As madeiras que mais utilizamos para corpo são freijó, marupá e cedro. Para braço, tauari, teca, abiurana e marfim. Já para as escalas, utilizamos tauari, jacarandá, mafim e abiurana. A teca é a minha preferida.

 

Em linhas gerais, quais são as principais características de uma boa guitarra?

Começa com um bom projeto, medidas precisas, escolha criteriosa da madeira, usinagem com precisão, pintura bem feita, captadores de boa qualidade que atendam ao objetivo do projeto, ferragens de boa qualidade, nut bem feito, cordas compatíveis... Resumindo, tudo tem que ser feito com calma e critério, e os materiais - madeiras, ferragens, captadores e tudo mais tem que ser de primeira linha.




 

Quais são os desafios enfrentados no dia a dia da profissão?

 

Nós vivemos em um país maravilhoso e extremamente rico, porém muito mal administrado. O poder público impõe uma série de dificuldades para que as empresas se estabeleçam. Pagamos altos impostos de importação, alíquotas altas sobre os valores de venda, maquinário caro, mão de obra pouco qualificada, uma série de detalhes. Nosso produto chega ao mercado com um preço interessante comparativamente ao preço das marcas consagradas, e entregando uma qualidade rapidamente percebida pelo comprador que entende do assunto. Entretanto, ainda existem muitos clientes que querem comprar um produto "B" com qualidade "A" e preço de  "C".

 

Como andam as novidades? Algum lançamento ou parceria engatilhada que você gostaria de comentar?

 

Ano que vem começaremos a fabricar o modelo Les Paul e lançaremos um novo modelo também.

 

Maiores informações no Instagram e YouTube Rafa Gomes Custom. Acesse também: Cajon Percussion.

 












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)