Entrevista com André Passini, proprietário da Nova Guitar Parts

Conheça a história da Nova Guitar Parts, empresa brasileira que fabrica peças para guitarras e contrabaixos com enfoque especial nas pontes para guitarra e contrabaixo modelos multiescala e headless

Ponte headless para guitarra

Apaixonado por música e trabalhos manuais, o empresário André Passini começou no mundo da fabricação de instrumentos musicais em 2007, quando construiu um fagote barroco (instrumento de sopro). A primeira guitarra veio quatro anos depois, em 2011. Entretanto, o fato principal que ensejou a criação da Nova Guitar Parts ocorreu em 2015, época em que começou a se interessar pelos modelos de guitarra headless e multiescala.

Percebendo que não existiam peças disponíveis no mercado brasileiro para construir o almejado modelo, ele resolveu desenvolver uma ponte com inclinação suficiente para atender as especificidades da guitarra multiescala. A partir disso, em 2016, a Nova Guitar Parts foi criada, seguindo a todo vapor desde então. Atualmente a empresa possui uma gama de produtos que abrange pontes de guitarra e contrabaixo para modelos headless e multiescala, knobs, ferrules (buchas de fixação de cordas), buchas neck joint e roldanas para afixação de correia (strap button).

Para conhecer melhor a história da Nova Guitar Parts, o Guitarras Made In BraSil conversou com André Passini, proprietário da marca e responsável pelo desenvolvimento de produtos. Durante a entrevista, ele falou sobre como surgiu a ideia da criação da empresa, peculiaridades dos modelos multiescala e headless, diferenciais apresentados pelos produtos que fabrica e muitos outros assuntos.

Por Álvaro Silva

Como surgiu a ideia de criar a Nova Guitar Parts?

A ideia surgiu em meados de 2016, quando comecei a importar saddles da China para montar em uma base inclinada fabricada especialmente para guitarras multiescala, pois na época não tinha nada disponível no mercado brasileiro. Inicialmente, tentei vender na internet, porém a aceitação foi muito baixa.

O cenário começou a mudar a partir de uma parceria feita com o luthier Émerson Santos (Emerhand Guitars). Enviei algumas pontes para ele fazer alguns testes e me dizer o que ele achava. Ele me disse que se eu mesmo fizesse um modelo para guitarras headless eu poderia alcançar uma aceitação maior, pois muitos clientes pediam a ele esse modelo de guitarra. O problema é que os modelos disponíveis no mercado eram muito caros. A partir desse feedback, comecei a desenvolver um modelo próprio e funcional para guitarras de escala comum e multiescala.

As primeiras peças ficaram prontas para comercialização no início de 2018. Entretanto, não vendi nada! 70% das pessoas me perguntavam sobre o modelo headless para contrabaixo. Foi quando resolvi desenvolver um modelo de ponte headless para contrabaixo. Elas ficaram prontas ainda em 2018, mas outra vez não consegui vender nada! Parecia até que as pessoas não estavam interessadas em pontes para contrabaixo ou guitarras headless.

Ainda assim não desisti da ideia. Firmei uma parceria com o luthier Samuel Martins (S. Martyn Custom Basses). Assim como o Émerson me ajudou com as pontes para guitarra, ele me ajudou muito a melhorar o modelo para contrabaixo.

Acreditando na qualidade do meu produto, em outubro de 2018, resolvi criar um anúncio no Ebay. Foi lá que consegui vender minha primeira ponte headless para modelos de 04 cordas.

A partir do anúncio no Ebay, as coisas começaram a fluir e mais pessoas começaram a comprar e divulgar a marca em fóruns, especialmente o Talkbass.com e o Basschat.uk.

Com essas vendas, além da ajuda do Emerson e do Samuel, vieram os feedbacks positivos dos clientes. Comecei a melhorar os produtos e também a criar outros.

 

Ponte tremolo para guitarra headless

Além da fabricação, o design e o desenvolvimento também são feitos pela empresa?

A fabricação eu terceirizo, ela é feita por um empresa de usinagem em uma cidade próxima a minha aqui em Santa Catarina, porém o design, projeto e desenvolvimento são feitos por mim. 

 

Qual é a parte mais trabalhosa até chegar ao produto final?

Sem dúvida é a parte de desenvolvimento, pois é a etapa em que gasto muito tempo pensando em como fazer um produto que seja acessível, prático para ser fabricado e esteticamente agradável a todos.

 

Você é referência no mercado nacional de pontes para guitarras e contrabaixos multiescala. Quais são as peculiaridades desse modelo (multiescala)? É o produto mais complexo de sua linha?

As peculiaridades do produto estão na necessidade de atender o maior número de instrumentos com um ângulo fixo de ponte, pois os instrumentos multiescala podem ter ângulos diferentes dependendo do fabricante.

O produto mais complexo é a ponte headless, tanto o modelo para guitarra quanto o para baixo.

 

Ponte headless para contrabaixo


Como funciona uma ponte para guitarra headless? O ajuste da afinação é feito na própria ponte, certo?

Exato. A afinação é feita nos knobs que ficam na ponte. A corda é presa na trava que fica no suposto "headstock". Como a guitarra não possui headstock, um mecanismo estica a corda na ponte através dos knobs de afinação até chegar no padrão desejado. 

 

A concorrência para o tipo de ponte que você fabrica é muito vasta? Quais são os diferenciais que destacam seus produtos com relação aos concorrentes?

Existe sim uma ampla concorrência, pois são aproximadamente 06 ou 07 grandes fabricantes no mundo, sem contar os chineses que copiam o design desses fabricantes. Aliás, até o meu eles já copiaram!

Posso dizer que o grande diferencial é a leveza do produto, característica que proporciona um instrumento mais leve como um todo. Além disso, a parte funcional tem atendido bem às expectativas dos clientes.

 

A empresa já conseguiu exportar algumas peças, né? Como foi a receptividade do público estrangeiro?

Sim, hoje 90% das minhas vendas são para exportação. A receptividade foi muito boa, recebo frequentemente elogios e ótimos feedbacks que me ajudam a melhorar o produto, especialmente em fóruns lá de fora.

 

Ponte monorail para contrabaixo

Como o cliente pode adquirir os produtos Novas Guitar Parts? Você mantém estoque ou eles são fabricados mediante encomenda? 

Pode adquirir diretamente comigo, através do WhatsApp, Instagram, Facebook ou pelo Mercado Livre. Tenho estoque de tudo, então sempre tenho os produtos a pronta entrega, somente produtos com cores diferenciadas são fabricados sob encomenda.

 

Alguma novidade planejada para este ano?

Pretendo lançar uma ponte monorail para contrabaixo e talvez uma monorail para guitarra ainda este ano.

Ponte hardtail para guitarra

Maiores informações no site, Instagram e Facebook da Nova Guitar Parts.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre pau-ferro com o luthier Gustavo Poli Konno (Klingen Guitars)