Minha Guitarra Custom - Christian Bove - Caputo Custom Guitars "La Belle" Telecaster

Olá, pessoal! 

Novidade na área. Nesta edição da seção "Minha Guitarra Custom", uma guitarra muito especial e bastante conhecida nos grupos sobre luthieria do Facebook e afins. Trata-se da Telecaster do Christian Bove (Custom Hardware) - carinhosamente chamada de "La Belle" - feita com muito esmero pelo luthier Fábio Caputo. Conversamos com o Christian sobre a todos os pormenores da guitarra, desde a escolha das madeiras aos detalhes peculiares das peças utilizadas (que ele mesmo fabrica e comercializa).Enfim, um bate-papo muito interessante. Confira!  

* Obs: Clique nas fotos para melhor visualização.


"La Belle"
Guitarras Made In BraSil (GMB) De onde surgiu a inspiração para o nome da guitarra – “La Belle”?

Christian Bove (CB): O modelo Telecaster era uma paixão antiga. O encanto começou pelo visual e me levou aos timbres. Como fã de Jimmy Page, os sons produzidos ao longo da obra do Led Zeppelin acabaram por me convencer que este seria um modelo de porte obrigatório. Voltando ao tema, uma vez tive contato com um documentário sonoro sobre os roncos das Ferraris F1 com motores V10 e V12 narrado por um francês que, de maneira absolutamente hipnotizante, descreve: “Ferrárríi La Belle”. Essa maneira de definir um som bonito  acabou se estendendo ao belo timbre da Telecaster. Adotei!


(GMB) Conte-nos um pouco sobre o trabalho do luthier Fábio Caputo.

(CB): Impossível falar sobre o trabalho do mestre Fábio Caputo sem falar sobre sua pessoa. Tive meu primeiro contato com o Fabio em 2011, e do atendimento comercial acabou surgindo uma grande amizade. O Fábio é um verdadeiro entusiasta, pessoa de extrema honestidade e sinceridade. Uma pessoa simples e extremamente envolvida com preciosismos e detalhes. Comecei fornecendo apenas neck plates para o Fábio em seus primeiros projetos. Sempre o Fábio me encaminhava fotos do andamento e descritivos dos projetos que ele estava fazendo. Nessa época, a La Belle nem estava em planos. Então, tive a oportunidade de conhecer todo o talento, visão, competência e capacidade de elaboração de projeto do Fábio. As guitarras construídas por ele são criteriosamente trabalhadas em detalhes milimétricos. Uma característica que é praticamente uma assinatura das guitarras do Fábio é o shape. Impressionantemente slim, fugindo das medias convencionais em curvas incrivelmente sensuais e perfeitas que conferem uma delicadeza e sofisticação impressionantes.Para a La Belle, escolhi a seguinte composição: corpo vermelho cereja tingido, frisos creme frente e fundo, verniz PU alto brilho. Braço Tru Oil e headstock envernizado somente face em alto brilho (ideia genial do Fábio).


(GMB) Quais foram as madeiras utilizadas na fabricação do instrumento?

(CB): O Fábio me abriu várias opções do que ele tinha por lá. Uma curiosidade sobre o Fábio, é que ele é um garimpeiro de madeiras. Nas suas andanças entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, ele sempre se embrenhou em lugares onde ele conseguiu de tudo. Jacarandá de móveis antigos, tocos e pedaços de toras de fazenda, etc.
Fiz as seguintes opções: para o corpo, escolhi jequitibá-rosa (tampo e fundo), para o meio Freijó; já para o braço, optei pela combinação de peroba e escala de pau-ferro boliviano. Todas as madeiras são nobres, de excelente densidade e ressonância, além de uma beleza e acabamento matadores.


(GMB) E os captadores? Qual foi o set selecionado?

(CB): Atualmente a guitarra está equipada com um set Fender Texas Special, mas estou de olho nos captadores da Malagoli. Venho acompanhando alguns modelos produzidos por eles e estou muito impressionado com os timbres que o pessoal está obtendo.


(GMB) Com relação ao hardware, quais foram as peças selecionadas?  

Detalhe da ponte em aço inox de 2mm
(CB): Todo o hardware desta guitarra foi produzido por nós. Estou usando uma ponte estilo vintage em aço inox ferroso, com 2mm de espessura e saddles duplos compensados em latão. O control plate é um modelo de lançamento gravado em alto relevo sob inox com as seguintes inscrições: volume e tone nos potenciômetros e na chave de seleção dos captadores está escrito rhythm e treble. Já o neck plate é um modelo comemorativo com a logo Caputo e Christian Bove que data a fabricação da guitarra.
Devido a sua influência sonora, vou estender um pouco sobre as características da ponte. Todas as nossas peças são primeiramente cortadas a laser. Com isto garantimos uma precisão de centésimos de milímetros na distribuição de cordas e de instalação da peça no instrumento. O resultado é absoluta precisão no espaçamento de cordas e nas regulagens de afinação e oitavas. Outra característica marcante é a espessura de 2mm, que é grande responsável  por aumentar o volume e o sustain. Para se ter ideia, o sustain se torna igual ao de uma Les Paul Custom. No geral, o resultado é muito conforto e uma tocabilidade incrivelmente precisa. Outra coisa importante é a resposta de ataque da palheta, pois a partir do primeiro toque nas cordas já se consegue perceber a melhora no volume e sustain. Os benefícios da ponte inox são impressionantes e facilmente perceptíveis.


(GMB) Como ficou a sonoridade? Ficou com aquele timbre estalado clássico de tele ou o resultado ficou peculiar?

Detalhe do control plate
(CB): O som desta guitarra é absolutamente fantástico. Permaneceu aquele twang das Teles com aquele som estalado típico do modelo. Contudo, o som ficou extremamente forte e encorpado, com médios e graves robustos e equilibrados, característica dos saddles em latão. Ela não ficou com os agudos muito estridentes, por isso ficou perfeita para o que eu pretendia que era utilizar a guitarra nos estilos hard rock e blues. Ficou com um som médio agudo e cremoso. É simplesmente impressionante a performance desta guitarra. 


Christian Bove e sua "La Belle"
(GMB) Como andam as atividades da Christian Bove Custom Hardware? Algumas novidades programadas ainda para esse ano?

(CB): Estamos em franco crescimento e desenvolvimento. Especialmente nos últimos meses deste ano, quando atingimos nossa capacidade máxima de produção. Por um lado é gratificante, mas por outro muito delicado, pois estamos comprometendo nosso atendimento comercial em prol da produção e do compromisso com a qualidade e prazos dos serviços que estão em atendimento. Com isso muitos clientes ficam sem ser atendidos, sem resposta ou orçamento. Isto tem sido uma falha grave e peço desculpas a todos os clientes que eventualmente deixamos de atender.
Fizemos alguns lançamentos este ano e alguns ainda estão em fase de ajuste na produção. Toda peça precisa ser criteriosamente estudada, seguimos firme em nosso objetivo que sempre foi muita qualidade com preço justo.
Comercialmente, fizemos uma parceria com a revista Guitar Player que tem nos dado um resultado de marketing e retorno incríveis. Mudou completamente a cara do negócio.
Estamos evoluindo muito no ambiente internacional, e nossas peças já estão com grande reconhecimento em países como Estados Unidos. Inglaterra, Alemanha, França, Itália e Finlândia. Minhas redes sociais estão forradas de admiradores internacionais. Estou melhorando meu Inglês e já consigo falar melhor que o Joel Santana. 


CONTATOS CHRISTIAN BOVE CUSTOM HARDWARE



Facebook: https://www.facebook.com/Custom-Hardware-1477121265894639/?fref=ts

Instagram: https://www.instagram.com/christianbove5300/


CONTATOS CAPUTO CUSTOM GUITARS


Facebook: https://www.facebook.com/fabio.caputo.161?fref=ts



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)