Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)

           Saudações

       O assunto em pauta é o uso do louro-preto na construção de guitarras e outros instrumentos de corda. O louro-preto, também conhecido como bocote, é uma madeira que tem incidência no Brasil (região do Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná) e em alguns outros países da América do Sul e Central.

        Apesar da incidência do louro-preto em solo tupiniquim, não é muito comum vermos por aqui guitarras fabricadas com essa madeira. No exterior (notadamente nos Estados Unidos) ela vem sendo utilizada por alguns fabricantes de guitarra custom, com destaque para o pessoal da Warmoth.

      Para falar sobre a madeira em questão, ninguém melhor que o luthier Ariel Frainer (Frainer Guitars e Loja Luthieria Brasil). Além de ter profundo conhecimento sobre madeiras, ele vem utilizando o louro-preto na confecção dos braços de algumas de suas guitarras com muito sucesso.

        Bom, chega de blá-blá-blá. Segue abaixo a entrevista.

* Obs: Clique nas fotos para melhor visualização.


Tele Frainer. Braço e top em louro-preto
Guitarras Made In BraSil (GMB): Além de ser aplicado na construção de braços, o louro-preto é indicado para confecção de escalas e corpos?

Ariel Frainer (AF): Sim, o louro-preto tem diversas aplicações. O uso mais comum é em braços e escalas. Todavia, pode ser utilizado em corpos (embora fiquem um pouco mais pesado que o comum) e tops. Na área de acústicos tem sido usado como fundo e faixa (violões e violas), bem como em cavaletes.



(GMB): Quais são as características tonais dela?

(AF): É uma madeira muito densa, com bom ataque e excelente sustain. O seu timbre tende mais para o médio/grave.

Detalhe do braço em louro-preto
(GMB): Em termos de timbre e visual, é possível comparar o louro-preto com outra madeira?

(AF): Em termos visuais, lembra bastante o pau ferro (embora mais escuro) e o jacarandá. Quando é figurado, lembra o ziricote em alguns momentos, sendo, inclusive, usado muitas vezes como substituto, por ser muito mais acessível financeiramente.


Cigar box Frainer braço em louro-preto
(GMB): Pensando em um braço feito de louro-preto, que espécie de madeira fica legal para escala?

(AF): Particularmente, quando uso braço de louro-preto, prefiro usar a escala também de louro-preto, gosto do conjunto que se forma. Outra alternativa seria usar outra escala escura, como pau-ferro, jacarandá (baiano, indiano ou violeta), ébano, etc. Há pessoas que gostam de usar escalas claras em braços escuros, então o maple ou marfim seriam alternativas.

Cigar Box Frainer braço em louro-preto
(GMB): E para o corpo? Você indica alguma madeira para combinar com um braço de louro-preto?

(AF): Tenho usado bastante o louro preto com madeiras brasileiras, especialmente mogno, freijó e cedro rosa. A combinação fica bem interessante com qualquer uma dessas três.




Peças de louro-preto
(GMB): É uma madeira fácil de se trabalhar? Ela apresenta boa estabilidade?

(AF): Sim, é uma madeira boa de se trabalhar, embora seja bastante “dura”. Apresenta cheiro característico, que lembra um pouco o freijó. O acabamento que ela proporciona, mesmo antes do verniz/óleo, já é excepcional. Quanto à estabilidade, é a madeira mais estável que tenho usado, o braço trabalha bem pouco quando é construído nesta madeira.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)