Bate-papo sobre pau-ferro com o luthier Gustavo Poli Konno (Klingen Guitars)

Saudações!

Continuando nossa série sobre madeiras brasileiras, desta vez falaremos um pouco sobre o pau-ferro. Proveniente da Mata Atlântica, o pau-ferro é uma madeira dura e bastante resistente, apresenta poros bem fechados e coloração escura em tons marrons. É utilizado principalmente na fabricação de mobiliário fino, cabos de utensílios e de armas, assoalhos domésticos, instrumentos musicais e para fins medicinais (chás da casca e folhas).

No que tange à sua utilização na fabricação de instrumentos musicais, algumas marcas nacionais e internacionais de guitarras e contrabaixos costumam utilizá-lo na confecção de braços e escalas. Também é utilizado como faixa e fundo de instrumentos acústicos.

Para esclarecer alguns aspectos a respeito do uso do pau-ferro na construção de guitarras, conversamos com o luthier Gustavo Poli Konno (Klingen Guitars), que nos contou um pouco sobre sua experiência utilizando esta madeira.

Agradecemos ao luthier Gustavo Poli Konno por mais uma participação, a outra você pode conferir clicando aqui.

*Clique nas imagens para melhor visualização.

*Fotos: Todas as fotos são de guitarras Klingen.

Braço e escala em pau-ferro (Klingen Guitars) 

Guitarras Made In BraSil: O pau-ferro é uma madeira fácil de ser trabalhada?

Gustavo Poli Konno: É uma madeira bem dura, o próprio nome já indica isso.  Sem contar que desgasta bastante o ferramental (a serra perde o corte rapidamente e as fresas quebram prematuramente). É preciso comer muito arroz com feijão pra lixar e “grosar” essa madeira (risos).

Braço em pau-ferro (Klingen Guitars)

Guitarras Made In BraSil: O pau-ferro pode ser um bom substituto ao jacarandá?

Gustavo Poli Konno: Sim, mas tem propriedades sonoras bem diferentes. Note que o resultado sonoro é o conjunto como um todo: madeiras, hardware, construção, acabamento, elétrica, e não apenas um componente. Entretanto, analisando o pau-ferro isoladamente, a frequência de ressonância tende a ser mais aguda que a do jacarandá.

Escala em pau-ferro (Klingen Guitars)

Guitarras Made In BraSil: O pau-ferro é uma madeira que apresenta boa estabilidade?

Gustavo Poli Konno: Sim. O pau-ferro é uma madeira estável, com pouca tendência a rachar e pouca variação com relação a mudanças climáticas.

Guitarras Made In BraSil: É uma madeira de fácil acabamento e colagem?

Gustavo Poli Konno: A “lixagem” é bem difícil, pois as marcas de lixa ficam muito evidentes e é necessário muito mais “lixagem” do que outras madeiras para ficar bom. Em relação à colagem, não notei diferença que mereça comentário específico.

Headstock de braço em pau-ferro em detalhe (Klingen Guitars)

Guitarras Made In BraSil: Em geral é uma madeira pesada?

Gustavo Poli Konno: Sim. Em média é muito densa/pesada. Para exemplificar, acima da média do maple, mogno e jacarandá.

Guitarras Made In BraSil: É muito comum vermos o pau-ferro sendo utilizado em braços e escalas. Para corpo também é recomendável?

Gustavo Poli Konno: Pode até ser, mas como disse, o resultado do instrumento é um conjunto de fatores. No meu ponto de vista seria interessante em uma guitarra semi-sólida, com paredes mais finas que o habitual para trazer a frequência de ressonância mais para os médios baixos.

Klingen Jazzmaster com braço e escala em pau-ferro (Klingen Guitars)


KLINGEN GUITARS




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)