Entrevista: Paulo Acedo (AcedoAudio)

Amplificadores valvulados nacionais de respeito: conheça a história e os produtos oferecidos pela AcedoAudio.


Valvulados AcedoAudio


Desde o início da adolescência o engenheiro eletricista e guitarrista Paulo Acedo lida com música e circuitos eletrônicos. Começou construindo pedais de efeito para uso próprio, mas com o passar do tempo, a curiosidade o levou ao mundo dos amplificadores valvulados, que teriam impacto significativo em sua vida profissional.

 

Em meados de 1994, resolveu aliar sua paixão pela música com a expertise prática e teórica obtida através do curso de engenharia elétrica, fundando a AcedoAudio, empresa que hoje oferece ao público amplificadores valvulados, gabinetes, alto-falantes e sistemas Hi-Fi (alta-fidelidade) para ouvir música.

 

Tudo é feito de maneira artesanal, na oficina da empresa localizada na cidade de São Paulo/SP. Os produtos são fabricados a partir do amplo know-how de Paulo, um dos maiores especialistas brasileiros em se tratando de áudio e sonorização. A qualidade é um fator de extrema importância para a empresa, que utiliza componentes criteriosamente selecionados, além de oferecer acabamentos customizados de acordo com o gosto do cliente.

 

Ao longo da entrevista ele nos contou sobre os motivos que o levaram a fabricar amplificadores valvulados, as qualidades que mantém o sucesso mercadológico desse tipo de equipamento, os diferenciais dos produtos AcedoAudio, expectativas e novidades para 2021, dentre outros assuntos.

                                                                                   

Por Álvaro Silva (ahfsilva@gmail.com)


Amplificadores 276 1x8 1x12 preto e tweed.

O que te levou a fabricar amplificadores valvulados?

 

Paulo Acedo: Desde os 13 anos de idade eu lido com eletrônica e com música. Comecei construindo pedais de efeito, e depois de sempre ouvir que os amplificadores valvulados eram melhores e que eram utilizados por grandes guitarristas, passei a lidar com eles. Após concluir minha formação em eletrônica, passei a estudar válvulas com maior profundidade.

Além disso, sempre quis montar um negócio próprio na área de áudio, ser meu próprio patrão e gerar empregos. A partir da segunda metade da década de 90, a internet facilitou muito a importação de componentes e a realização do comércio em pequena escala, com venda direta ao consumidor final via e-commerce.

Com essas facilidades e com a situação econômica do país favorável, decidi que era hora de construir amplificadores valvulados importando grande parte dos componentes e vendendo diretamente ao músico sem intermédio de lojas.

 

Você se lembra do primeiro amplificador que construiu?

 

Paulo Acedo: Sim. Inclusive ainda tenho esse aparelho. É uma versão um pouco mais simplificada do que depois passou a ser o AcedoAudio 276 de 6W. Usei-o muito em casa pra estudar. Esse amplificador foi construído usando peças de TV e rádio antigas, das décadas de 60 e 70. Eu tinha um amigo meio maluco que também gostava de válvulas e que me mostrou alguns ferros velhos onde dava pra conseguir TVs e rádios valvulados antigos, foi assim que começou a brincadeira. Essas peças antigas me serviram de laboratório para experimentar e poder errar sem a culpa de ter gasto muito dinheiro. Desta forma, fui adquirindo conhecimento prático e o que era apenas um hobby virou profissão.

 

Válvulas pra que te quero: interior de um 322B (Baixo) cabeçote.

Mesmo com o avanço tecnológico, os amplificadores valvulados ainda são referência em termos de qualidade sonora. A que você atribui esse sucesso?

 

Paulo Acedo: Atribuo à qualidade sonora do amplificador valvulado, que desde o período posterior à Segunda Guerra Mundial, se transformou no que é o som da guitarra elétrica. O valvulado tem muita geração de harmônicos, e gerar harmônicos é gerar timbre. O amplificador é a extensão do instrumento. Podemos dizer que a guitarra sozinha não é a guitarra sem o amplificador, sendo o valvulado parte dessa geração de timbre junto com a guitarra. É o casamento perfeito para criar som e criar música. Outras tecnologias vieram depois, principalmente os transistores, que são componentes baseados em pastilhas de silício. O tipo de resposta harmônica do transistor é totalmente diferente da válvula, por isso não houve a substituição completa de uma tecnologia por outra e a válvula seguiu viva no ramo do áudio e da música até hoje.

 

Você gosta de amplificadores transistorizados?

 

Paulo Acedo: Já tive e já toquei muito com transistorizados, mas foi numa época em que eu ainda não tinha um valvulado para satisfazer a minha necessidade de drive. Quando criei o AcedoAudio 296 que possui 30W, 1 canal, falante de 12 polegadas e que chega num drive semelhante a AC/DC antigo em qualquer nível de volume (mesmo muito baixo), aposentei os transistorizados definitivamente, inclusive os valvulados nacionais que eu tinha - que eram bons aparelhos, mas muito grandes, pesados e não davam o drive do jeito que eu queria.

Cheguei a gostar do meu velho transistorizado GK250ML. Ele tinha um drive e uma dinâmica semelhante a um valvulado. O drive até pode ser mais fácil de reproduzir, mas a dinâmica é mais complicada. Quando você toca suave nas cordas ou diminui o volume, o amplificador limpa. Já quando toca mais forte com o volume da guitarra no 10, o drive aparece. Em se tratando de saturação, que é a grande característica do valvulado, esse comportamento dinâmico é imbatível. O 296 e todos modelos AcedoAudio têm essa preocupação dinâmica.

 

296 head e gabinete 2x12

Além dos valvulados, vocês fabricam outros tipos de equipamentos?

 

Paulo Acedo: Sim. Alto-falantes e gabinetes para guitarra e baixo. A necessidade de ter um alto falante de alta qualidade a um custo menor do importado, que era muito caro para trazer dos EUA por ser pesado e grande, nos levou a desenvolver uma linha de alto falantes que se iniciou no modelo 12AA @12pol 8ohms 80W. Nossos falantes empregam partes cruciais que trazemos da Inglaterra do mesmo fornecedor das grandes empresas (Eminence, Celestion e outras). Assim, temos um falante AcedoAudio no mesmo padrão de qualidade, mas numa condição viável para ter em quantidade que atenda a nossa demanda fabricando aqui no Brasil

Outra linha de produtos são os valvulados HiFi. Equipamentos valvulados para ouvir música. Entrada phono para toca discos e entradas auxiliares para cd, DVD, Blu-ray etc. Qualquer fonte sonora estéreo pode ser conectada neles. O público que procura o HiFi é totalmente diferente do músico, apesar de ter o mesmo gosto e a mesma procura por qualidade que o músico tem, mas são tipos de amplificadores e utilizações totalmente diferentes.

 

HiFi valvulado 30 + 30W.

Quais produtos do portfólio da empresa tiveram maior aceitação do público?

 

Paulo Acedo: São os modelos 276 de 6W, o 296 de 30W e o 290 de 20W com 3 canais.

O 276 é um amplificador basicamente para estudo e para gravações. Apesar de ter um bom volume, não é um aparelho destinado a uso com banda. Quando estávamos começando a AcedoAudio, o 276 foi a aposta de muitos guitarristas que não tinham conhecimento ao vivo do valvulado e apostaram num aparelho de baixo custo para conhecer. Acabou servindo como trampolim para esse guitarrista nos procurar para aparelhos maiores. Funciona assim até hoje. O 276 evoluiu de uma versão 1x8, que foi descontinuada, para as versões 1x10, 1x12 e cabeçote e também incluímos opcionais de loop e reverb de mola a pedido dos clientes que queriam um amplificador pequeno e bem completo.

O 296 foi nosso primeiro modelo voltado para bandas, tem 30W, drive de válvula a qualquer nível de volume, a simplicidade de ter 01 canal, falante de 12.Ele é pequeno, leve, fácil de carregar com uma mão, tem um baita timbre e um baita volume. Continua fazendo muito sucesso junto com o irmão menor 288 de 15W e o 290 de 20W.

O 290 veio depois, sendo lançado em 2011. É nosso modelo mais exclusivo, menos parecido com qualquer outro que existe no mundo. O 290 usa a tecnologia single ended com estágio de saída com apenas uma válvula KT88, válvula de grande porte que em single ended chega a 20W; circuito pré-amplificador de 3 canais, limpo e 2 drives, boost de médios acionado por footswitch e falante de 12 polegadas. O 290 é um pequeno completo. Por ter 20W e 3 canais, chamou muito atenção dos guitarristas porque ele elimina a necessidade de pedais de drive na maioria das situações. Com o 290 os guitarristas passaram a aposentar pedais de drive e distorção para usar o timbre das válvulas com a saturação toda do amplificador.

 

Alguns produtos da linha de amplificadores AcedoAudio.

Quais são os diferenciais dos amplificadores AcedoAudio?

 

Paulo Acedo: Temos três linhas de amplificadores. A primeira chamamos de linha numeral, que são os modelos 276 6W ,288 15W ,296 30W ,302 50W e 320 100W. São aparelhos 01 canal voltados a regulagem limpa e também drive de válvula.

A segunda linha é a três canais. Composta pelo 290 20W, 302 com 03 canais, 50W e 320 com 03 canais e 100W. Eles são mais versáteis para os guitarristas que querem mudanças mais drásticas e bruscas de saturação através de footswitch. Além de terem o terceiro canal mais forte que a linha numeral, os 03 canais proporcionam passar do limpo para uma saturação extrema e vice versa pela simples atuação de um footswitch

A terceira linha é a VL (Valvulado Limpo). Para atender guitarristas que procuram um timbre exclusivamente limpo e uma sonoridade “mais americana”, criamos essa linha. Ideal para um timbre único limpo para jazz, blues, MPB e para uma plataforma neutra em saturação para uso com pedais e pedaleiras. A linha VL possui três modelos: VL15, VL30 e VL50 de 15W, 30W e 50W. É a opção que atende desde o jazzista que pluga a semiacústica direto no amplificador até o guitarrista que usa um pedalboard extenso ou pedaleiras digitais pra tocar com alto ganho.

A AcedoAudio não fabrica cópias de modelos de nenhuma marca, porém temos alguns equivalentes em timbre e características a alguns modelos famosos, sempre com a nossa mão. Temos um circuito equalizador de 03 vias muito diferente e muito mais atuante do que o tradicional circuito que é praticamente padrão na indústria há muitos anos e que a maioria dos fabricantes simplesmente reproduzem sem alterações. Proporcionamos mais atuação nas 03 bandas, mais controle de agudos, médios e graves, principalmente os médios que são a chave do timbre da guitarra.

Oferecemos versões cabeçote e combo para todos os modelos, opcionais de loop e reverb de mola e customização de acabamento também. O amplificador que construímos é o modelo que o cliente escolheu de acordo com as suas opções. Isso é muito importante para criarmos um equipamento que se adequa às necessidades do músico e ao que ele realmente vai precisar usar e ao que está disposto a gastar.

 

Capricho nos mínimos detalhes.

Os amplificadores valvulados exigem algum cuidado especial em sua utilização? Como prolongar a vida útil deste equipamento?

 

Paulo Acedo: As válvulas são componentes que apresentam desgaste natural com o uso. É um raciocínio semelhante ao pneu de um carro ou mesmo o encordoamento da guitarra. Válvulas duram muito tempo e no final da vida útil apresentam desgaste no timbre, perda de brilho, perda de potência e timbre inferior. Muitas vezes o guitarrista não percebe por ser um processo muito lento e gradual. A substituição das válvulas gastas por novas restaura o timbre.

A recomendação é ter o mesmo tipo de cuidado que se tem com a guitarra. Basicamente evitar pancadas, principalmente no transporte. Não existe nenhuma necessidade especial quanto à rede elétrica para uso com valvulados. Eles são equipamentos comuns como quaisquer outros como estabilizadores, réguas etc. Se houver algum tipo de necessidade de uso desse tipo de equipamento auxiliar, será por carência da rede elétrica, e nunca porque o equipamento é valvulado ou não, e mesmo assim, desconfie porque uma rede ruim pode danificar tudo que está ligado nela, inclusive equipamentos de segurança.

 

Os produtos são vendidos sob encomenda ou você costuma manter estoque? Em caso de venda sob encomenda, quanto tempo demora em média para o produto ficar pronto?

 

Paulo Acedo: Nossa preocupação desde o princípio foi construir sob encomenda numa escala artesanal de produção e vender através da internet pela nossa loja virtual. Nosso site é uma loja virtual com demonstrações completas de todos os modelos e uma plataforma de compra. Raramente temos pronta entrega. Nosso cliente nos procura por algo de sua escolha, nem sempre o pronta entrega atende essa necessidade.

O prazo médio de construção de qualquer modelo de amplificador está em torno de cinco meses. Nosso esquema de fabricação está funcionando dessa forma há mais de quinze anos. Quem nos procura normalmente já tem um conhecimento prévio de nosso funcionamento. Existe um tripé que engloba os termos preço+qualidade+prazo, nós temos preço e temos qualidade. Para também ter prazo, um dos itens anteriores deve ser sacrificado. Qualidade não mexemos, teria que ser preço, mas aí a competitividade com o importado se compromete. O prazo é o item que nos permite construir com bom preço e boa qualidade e que nossa estrutura permite.

 

AcedoAudio 302 50W em toda sua glória.

Você participou da feira Music Show, correto? Qual é a importância desse tipo de evento para os profissionais que atuam no setor handmade e para o mercado nacional de instrumentos musicais em geral?

 

Paulo Acedo: Sim. Expomusic de 2009 a 2013, depois como parceiros da Tiaflex em 2015 e mais recentemente a Music Show em 2018 e 2019. Participaríamos também da versão 2020 da Musicshow, mas infelizmente ela foi cancelada por causa da pandemia.

A AcedoAudio dá muito valor à oportunidade do músico conhecer nosso equipamento ao vivo: ver, tocar, testar à vontade. As feiras são muito importantes para fortalecer a marca no mercado e com o músico. A feira Musicshow foi a primeira a dedicar um espaço especialmente destinado ao pequeno fabricante artesanal - onde a AcedoAudio se enquadra. Ponto para a administração da feira e para o Daniel Neves (organizador) - que enxerga a qualidade e a importância desse mercado proeminente no Brasil.

 

Paulo Acedo no estande da AcedoAudio na Music Show Experience.

Como andam as expectativas para 2021? Alguma novidade programada?

 

Paulo Acedo: As expectativas para 2021 são grandes. O primeiro ponto é a

estabilização/volta ao normal do mercado de matéria-prima e insumos, pois o ano de 2020 foi complicado nesse sentido. Outro ponto é nosso desejo de expandir o local de trabalho para trazer um pessoal novo para trabalhar conosco.

Em termos de equipamentos temos em visão de desenvolvimento um cabeçote híbrido para baixo. Já para guitarra, planejamos algo mais voltado ao metal extremo. Mas tudo vai depender da expansão que mencionei, pois a partir dela, poderemos dividir e desconcentrar tarefas.

Expectativas quanto à economia do país e o poder aquisitivo das pessoas. Quando o dinheiro circula mais, temos mais eventos, mais cultura, mais bandas, mais gente procurando instrumentos e equipamentos. Para isso, estamos sempre preparados para atender a essa demanda com a mais alta qualidade e dedicação, fornecendo produtos de excelência através da expertise que só o tempo e a experiência prática trazem. Afinal de contas, já são mais de 1000 amplificadores construídos! Sempre digo que construímos melhor que ontem, e não tão bem quanto amanhã.

Muito obrigado por este espaço. Estou sempre à disposição para esclarecer e bater um papo sobre amplificadores, guitarra e música, seja por email, WhatsApp ou redes sociais. Gostaria de mandar também um abraço a todos que nos acompanham.

 

Como comprar os produtos AcedoAudio?

 

Paulo Acedo: Nosso fornecimento é exclusivo pelo site da AcedoAudio. Não temos distribuição em lojas ou representantes comerciais. Fazemos atendimento pessoal aqui em São Paulo para testes e retirada de equipamentos comprados. Além do site os interessados podem entrar em contato através das redes sociais, do email (pauloacedo@acedoaudio.com.br) ou do telefone 11 98366 3999.

 


Maiores informações no site, Facebook, Instagram e YouTube da AcedoAudio.

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)