Bate-Papo: Sergio Rosar (Sergio Rosar Pickups)

      Saudações, estimados leitoresl!

     Nesta edição do Bate-Papo conversamos o fabricante de captadores Sergio Rosar, responsável pela marca que leva seu nome – a Sergio Rosar Pickups. Detentor de vasto conhecimento a respeito de eletrônica, ele desenvolve uma linha variada de captadores para guitarra (single coil, humbucker, dual blade, quad blade) e contrabaixo. Na entrevista você poderá conferir um pouco da história da Sergio Rosar Pickups, esclarecimentos técnicos e dicas para a escolha de captadores.

     Registramos aqui nossos sinceros agradecimentos ao Sergio, que cedeu uma parcela do seu apertado tempo para conversar com a gente. 


Alguns produtos da Sergio Rosar Pickups
Guitarras Made In BraSil (GMB): Aqui no Brasil nos não temos tantos fabricantes de captadores. Como surgiu a ideia de montar a Sergio Rosar Pickups?

Sergio Rosar (SR): A ideia surgiu quando eu era professor de Administração de Empresas.
Naquela época eu tinha que analisar projetos de empreendedorismo de vários alunos da faculdade, e acabei sentindo a vontade de montar um negócio próprio que reunisse todas as minhas competências profissionais.
Sou formado em eletrotécnica em Escola Técnica Federal, com boa experiência em eletrônica de áudio, sou Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina e tinha acabado de defender um mestrado em Engenharia de Produção na mesma Universidade, com foco em Gestão da Qualidade.
Como gosto muito da área de áudio, e tocava guitarra desde a adolescência, pensei em iniciar um negócio nesta área. Após analisar o mercado nacional percebi a falta de uma empresa que fabricasse captadores de alta qualidade no Brasil, e que pudesse fornecer produtos que se comparasse aos produtos importados de alta qualidade.


GMB: O consumidor brasileiro de captadores é resistente ao produto nacional? 
Captador Twin Vintage T 

(SR): Sim, ele sempre foi. Aliás, este comportamento do consumidor brasileiro não é exclusivo da área de áudio.Felizmente a resistência está diminuindo gradualmente, pelo esforço de muitos fabricantes nacionais em oferecer qualidade e preço justo ao seu público.


(GMB): Quais são os modelos de captadores mais procurados da Sergio Rosar Pickups?  

Captador Quad Blade
(SR) Vendemos captadores para todos os estilos musicais sem distinção, e percebemos tendências de consumo diferentes nas diversas regiões do Brasil. 
Como o grande volume de consumidores é composto por amadores/amantes da música, e que possuem apenas um único instrumento, geralmente eles procuram deixar este instrumento polivalente, instalando captador de alto ganho na ponte, para tocar Classic Rock, Hard Rock, Metal, etc... e captador de baixo ganho no braço para tocar Blues, Jazz, Pop, etc.

                                                                                
GMB: Qual a diferença entre captadores com imãs de alnico e os cerâmicos. Existe problema em combinar captadores com esses tipos de imãs?

Humbucker Sergio Rosar Rock King
(SR) O ímã de alnico, que é formado por uma liga de alumínio, níquel, ferro e cobalto, conduz eletricidade. Quando sujeito a uma variação de fluxo magnético, acaba gerando correntes parasitas que ficam circulando no material do seu núcleo.  Esta corrente parasita acaba baixando a amplitude das frequências mais altas, produzindo um som limpo, um pouco mais suave ou doce em relação ao ímã cerâmico.
O ímã cerâmico não conduz eletricidade e não gera correntes parasitas no material do seu núcleo, e isto resulta numa resposta de frequência mais plana em todo o espectro de frequências, mantendo também maior energia de indução.
Apesar do que foi dito acima, projetistas de captadores podem contornar essas características específicas de cada tipo de imã, e, por exemplo, fazer um captador com magneto cerâmico bem próximo do som de um captador construído com magneto de alnico.
Eu não vejo problema em utilizar os 02 tipos de magnetos numa única guitarra, desde que eles fiquem espaçados nas suas cavidades a pelo menos uns 04 a 05 centímetros uns dos outros.
OBS: Na hora da montagem é bom evitar encostar os captadores, para não alterarem o seu campo magnético, visto que o alnico tem pouca força coercitiva e pode ter o seu campo modificado por um captador com magneto cerâmico.


Single Coil Sergio Rosar Pickups
GMB: Muitas pessoas possuem guitarras fabricadas com madeiras nacionais, com destaque para guitarras feitas com corpos de marupá, cedro e freijó. Você possui alguma linha específica de captadores pensados para serem utilizados com esses tipos específicos de madeira?

(SR) A minha linha de singles com denominação 43 foi desenvolvida para tentar ajudar as pessoas que querem obter o clássico som fender com stratos feitas com madeiras nacionais, mas o tema é um pouco mais complexo.
O som que escutamos em um instrumento é o resultado da interação das madeiras de braço e corpo do qual ele é construído. Algumas madeiras tem a capacidade de propagar bem todas as frequências audíveis, já outras madeiras podem suprimir algumas frequências, ou até amortecer completamente a sua propagação.
Um captador não pode criar frequências que a madeira do instrumento não entrega para ele, mas um captador pode ser escolhido com a finalidade de balancear melhor as deficiências do som do madeiramento de um instrumento.
Se a sua guitarra não propaga bem as frequências agudas, ela terá então um som natural grave, e então você deve escolher um captador de baixo ganho com baixa indutância, que tenha uma excelente resposta de agudos, e isto será uma forma de balancear o som final. Se um instrumento não propaga bem os graves e tem um som natural muito agudo ou brilhante, podemos então utilizar um captador de alto ganho e alta indutância para suprimir um pouco estes agudos e balancear melhor o som.
Madeiras nacionais como marupá ou cedro são ricas em médios graves e médios agudos, que são características excelentes para sons de médio e alto ganho, quando utilizadas com captadores humbucker e mini-humbucker de alto ganho.
O som tradicional Fender é feito com madeiras como Alder e Ash  que tem o som muito mais balanceado que as madeiras nacionais como marupá, cedro ou mesmo basswood.
Se você quiser um som limpo tradicional fender sem substituir o madeiramento, a minha linha de single 43 pode ajudar.
Tenho uma linha completa de captadores com uma diversidade de especificações que podem atender a todas as necessidades, é somente olhar a descrição no nosso site e escolher o modelo certo para as suas necessidades.


Strato c/ caps Sergio Rosar
(GMB) Na hora de escolher um captador nos deparamos com alguns termos técnicos como resistência, saída, indutância. O que eles significam e qual a importância dos valores que eles representam durante o processo de escolha dos captadores?

(SR) Um captador deve ser escolhido para atender uma certa necessidade.  Os parâmetros elétricos nos ajudam nesta escolha. Vamos a algumas dicas:
A saída em milivolts pode nos ajudar a balancear melhor o ganho entre os captadores do instrumento. Devemos procurar o melhor balanceamento de ganho possível para não termos muita alteração no volume quando mudamos a chave de seleção do captador. Captadores de maior ganho ou maior saída devem ser instalados na ponte da guitarra, pois a amplitude vibracional da corda nesta posição é bem pequena e sensibiliza menos o campo magnético do captador. Já os captadores de menor ganho ou menor saída devem ser instalados na posição de braço e meio, pois a amplitude de vibração da corda é maior, o que sensibiliza bem o campo magnético do captador.  Procure sempre comprar conjuntos com o ganho calibrado e evite ficar instalando captadores de modelos diferentes num mesmo instrumento, isto dá versatilidade mais deixa o instrumento desbalanceado e até desagradável para tocar.
A resistência é uma das informações mais difundidas entre os fabricantes de captadores, mas infelizmente talvez seja a menos útil de todas, e é muito mal compreendida pelo público, gerando muita confusão. Podemos dar um exemplo: dois captadores são bobinados com 1000 espiras cada um, entretanto um deles é bobinado com um fio de diâmetro menor, e o outro com um fio de diâmetro maior, o captador com fio de diâmetro menor apresentará maior resistência a passagem corrente elétrica, e o captador feito com fio de diâmetro maior apresentará uma menor resistência a passagem da correte elétrica. Neste exemplo, a sabedoria popular difundida diria que o captador de maior resistência é o de maior ganho, entretanto ambos os captadores tem a mesma quantidade de espiras, e, portanto, o mesmo ganho.  A resistência é um parâmetro facilmente fornecido por fabricantes, pois não exige instrumentos laboratoriais mais sofisticados para a sua mensuração, e sim um simples multímetro. A medida de resistência e a sabedoria popular só são verdadeiras para os captadores que são construídos com os mesmos materiais e com os fios de mesmo diâmetro.
Quanto à indutância, ela é uma das mais importantes informações sobre um captador.
A indutância é o parâmetro elétrico que gera a chamada reatância indutiva ou a oposição que um indutor gera a passagem das correntes alternadas. Quanto maior a indutância maior é o ganho do captador e ao mesmo tempo maior é a sua resistência ou oposição a propagar as altas frequências. Um captador com alta indutância é excelente para a posição da ponte devido ao seu alto ganho e sonoridade mais grave. Um captador de baixa indutância é excelente para a posição de braço, pois menor será o seu ganho e menor será a sua oposição à passagem das altas frequências reproduzindo todo o espectro audível. Um captador de baixa indutância soa mais aberto e mais brilhante.
Outra informação que praticamente nenhum fabricante informa, é o comportamento da curva de frequências do captador. Os fabricantes omitem esta importantíssima informação, pois isto requer instrumentos de laboratório mais sofisticados e especializados. A Sergio Rosar Pickups informa a curva tonal no final da página de cada produto. A curva de frequência de um captador nos mostra a frequência de ressonância do captador, ou seja, a frequência que será mais valorizada ou mais amplificada pelo captador.


Detalhe produção de singles Sergio Rosar
(GMB) Como é o funcionamento dos captadores single dual blade?  Qual é o grande benefício em utilizar esse tipo de captador?

(SR) Os captadores Dual Blade são mini-humbuckers. Eles possuem 02 bobinas, que são enroladas em sentidos opostos, para cancelar mutuamente qualquer ruído eletromagnético indesejado que entre nas bobinas do captador. Eles vêm com 04 condutores, e permitem acesso total aos fios de cada uma das suas bobinas, podendo ser ligados de inúmeras formas diferentes, gerando ganhos diferentes e curvas de frequência diferente.
Um Dual Blade com suas bobinas ligadas em série terá o maior ganho possível e a sonoridade será o mais grave possível devido a alta indutância, já com suas bobinas em paralelo ele terá a menor indutância gerando um menor ganho possível, e sonoridade mais aberta. Você pode instalar chaves para selecionar o modo de operação, ou então pode configurar em definitivo as bobinas para a posição que ele será instalado na guitarra.
As vantagens dos captadores Dual Blade em relação a singles comuns é a sua grande versatilidade sonora e a estabilidade e ausência de ruídos

                                                        
Nesher Tele c/ Twin Vintage ponte
GMB: Geralmente o guitarrista quando procura um captador usa como referência o modelo usado por determinado artista. Levando em conta os captadores da Sergio Rosar Pickups, qual modelo você indica?

a)    Stratocaster timbre estilo Hendrix: trio CBS 64

b)  Stratocaster timbre estilo David Gilmour: para o braço o single Vintage Hot Neck; na posição do meio um single Blues 43 middle; e na ponte um single Hot 43.

c)     Humbucker timbre estilo Jimmy Page: par calibrado humbucker MOJO.

d) Humbucker  timbre estilo Angus Young: par calibrado Humbuker            Heartbreaker.

e)  Timbre de hard rock oitentista (guitarras com single coil e humbucker): na posição do braço um  dual blade modelo Twin Vintage Neck; no meio Dual Blade RG-1; e na ponte o humbucker Rock King Bridge.

f) Músico que toca heavy metal, trash, etc.:  conjunto Humbucker Punchbucker.

g)  Tele com som clássico (twang): Single True Vintage T e Vintage Hot T.


Les Paul c/ humbucker Sergio Rosar
GMB: Alguma novidade da Sergio Rosar Pickups para o ano de 2016? (Por exemplo, uma nova linha de captadores, parcerias, etc.)

(SR) Estamos iniciando o desenvolvimento de novos modelo single Noiseless.






Fernando Magalhães - guitarrista do Barão Vermelho, demonstra o captador Sergio Rosar Mojo:




CONTATOS SERGIO ROSAR PICKUPS





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)