Bate-papo com o luthier Gustavo Poli Konno (Klingen Guitars)

Nos últimos dias uma nova marca de guitarras tem chamado a atenção dos amantes das seis cordas através de suas postagens no Facebook. São guitarras que chamam atenção pela beleza estética, pelo alto nível de construção e pela transparência da empresa, que aos poucos vai se apresentando ao público e revelando alguns detalhes dos processos de fabricação de suas guitarras. Bom, estou falando da Klingen Guitars, que fica na Zona Sul de São Paulo.
Por curiosidade própria, e também para atender alguns pedidos de leitores, resolvi entrar em contato com a empresa. Fui muito bem atendido pelo responsável pela marca - o luthier Gustavo Poli Konno, que contou um pouco sobre sua trajetória profissional e sobre a proposta da Klingen Guitars.


Strato 2 Color Sunburst
Guitarras Made In BraSil (GMB): Como surgiu a Klingen Guitars?

Gustavo Poli Konno (GPK): Tive contato com a luthieria bem cedo, aos 15 anos. Me apaixonei completamente! Fiz um curso de luthieria na B&H Escola de Luthieria e depois fui trabalhar como ajudante de um luthier aos 17 anos. A vida acabou tomando outro rumo. Estudei engenharia, fui trabalhar em uma grande montadora, mas sempre mantive a luthieria como hobby. Tudo parecia estar estável, até chegar a crise econômica em 2015! Não fui demitido, mas a empresa deu 1 dia por semana de dispensa não remunerada. Dizem que a crise cria oportunidades e comigo não foi diferente! Fiquei pensando como usaria meu dia de “folga” e decidi montar a Klingen! Não tinha dinheiro, não tinha espaço e nem ideia de por onde começar. Comecei a planejar a empresa e as coisas começaram a acontecer, arrumei investidores, fornecedores e um local para montar a fábrica. Fiquei o ano de 2016 inteiro fazendo jornada dupla de trabalho e agora em 2017 saíram as primeiras guitarras.


Strato "Laranja Metálico"
Guitarras Made In BraSil (GMB): Qual é o diferencial da empresa?

(GPK) Eu amo fazer guitarra! Acho que muitas empresas perdem essa paixão e acabam ficando impessoais e/ou sem personalidade. A Klingen faz guitarras para durar. Qualidade é a palavra chave! Usamos o aço inox extensivamente... parafusos, buchas, tensor, strap lock, ferrules, trastes. De certa forma, já estamos sendo reconhecidos por isso e é extremamente gratificante.


(GMB) Vocês pretendem trabalhar disponibilizando no mercado instrumentos prontos, sob encomenda ou as duas coisas?

(GPK) A proposta é disponibilizar instrumentos a pronta entrega! Entrou no showroom, gostou, pagou, levou. Simples assim! Sem enrolação e sem “veja bem”.


Headstock
(GMB) Você acha que o fetiche pelas marcas estrangeiras famosas é um empecilho para o desenvolvimento do mercado de guitarras custom fabricadas no Brasil?

(GPK) Olha... me parece que nos últimos anos houve uma evolução muito grande tanto na oferta de produtos nacionais quanto na aceitação do consumidor. O fetiche por marcas estrangeiras faz parte, não tem como fugir. A alternativa é criar guitarras tão boas que as pessoas passem a ter fetiche pelas guitarras nacionais.


(GMB) Como é o processo de fabricação das guitarras? São guitarras handmade ou são fabricadas com CNC?

(GPK) Nosso processo produtivo conta com a CNC. É uma ótima ferramenta! Sem a CNC seria necessário um número gigantesco de gabaritos e aparatos para fazer furações e usinagens com precisão. A desvantagem é que a CNC é muito menos flexível que o processo tradicional e a programação não é das coisas mais simples de se fazer...


Super Strato Klingen
(GMB): Não é fácil encontrar por aqui madeiras usadas tradicionalmente nas guitarras estrangeiras (alder, swamp ash, maple, etc.) das marcas consagradas. Você acha que temos no Brasil boas alternativas em madeiras que podem ser utilizadas na fabricação de guitarras? Você pensa em lançar uma linha de guitarras utilizando somente madeiras brasileiras?

(GPK) Não tenho a menor dúvida que temos excelentes madeiras nacionais e com timbres fantásticos! O marupá por exemplo é uma ótima madeira para corpo, mas acabou tendo sua imagem deteriorada pelo uso extenso em instrumentos de baixa qualidade. Com certeza terá Klingens com madeiras exclusivamente brasileiras.


Braço de Louro-Preto
(GMB) Vi que você costuma utilizar o louro-preto na fabricação dos braços das guitarras Klingen. Apesar de alguns profissionais utilizarem esta madeira, ela ainda não é muito utilizada se comparada com outras mais tradicionais (maple, mogno, pau-ferro, jacarandá, marfim, etc.). O que você pode nos contar sobre esta madeira? Quais características tonais ela proporciona para o instrumento?

(GPK) É uma madeira bastante densa. Tem uma sonoridade mais médio/grave e gosto de combinar com madeiras mais agudas no corpo para dar uma equilibrada. O visual é incrível, geralmente tem rajados que tornam tudo mais interessante. O ponto negativo é que o louro preto não é muito estável, é altamente recomendado o uso de barras de fibra de carbono


Detalhes da construção do braço
(GMB) Qual é a função das duas barras de fibra de carbono instaladas sob o braço a escala das guitarras?

(GPK) A madeira naturalmente “trabalha” em mudanças de temperatura e umidade. O grande problema que isso traz para as guitarras é que afeta toda a regulagem e afinação. A solução que encontrei foi instalar barras de fibra de carbono para aumentar a resistência do braço e mitigar essas variações. São esses pequenos detalhes que geram um instrumento muito mais confiável e durável


(GMB) Quais são os planos da Klingen Guitars para 2017?

(GPK) O ano de 2017 vai ser especialmente importante para a Klingen! É o primeiro ano que temos instrumentos prontos para mostrar aos consumidores. Temos alguns modelos planejados para esse ano, como Jaguar e Les Paul. Muitas parcerias vão acontecer e algumas novidades que ainda são segredo.

Strato Branca e Candy Apple Red






Comentários

  1. Respostas
    1. Bona noite, Carlos! No site tem todas as informações sobre os instrumentos, inclusive os preços. Segue: https://www.klingen.com.br

      Excluir
  2. Bom dia , gostaria de saber os valores das guitarras tlt ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Você conseguirá essas informações entrando em contato com o fabricante. Segue o site: https://klingen.com.br

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre pau-ferro com o luthier Gustavo Poli Konno (Klingen Guitars)