Bate-papo com o luthier Celso Freire (Dreamer Guitarworks)
Saudações!
Tem entrevista nova
na área. Nesta edição, conversamos com o luthier Celso Freire, responsável pela
marca Dreamer Guitarworks, de Campinas/SP, umas das mais antigas e conceituadas
custom shop de guitarras/baixos do
Brasil. Ao longo de sua trajetória profissional, ele já construiu instrumentos
para músicos consagrados no cenário nacional, como: Wander Taffo (Rita Lee,
Rádio Táxi, dentre outros), Marcelo Modesto (Chitãozinho & Xororó), Eduardo
Ardanuy e Andria Busic (Dr. Sin), dentre outros.
Na entrevista, o
Celso contou um pouco sobre sua trajetória, visão de mercado e experiência como
expositor convidado na edição 2016 da Holy Grail Guitar Show.
Ficam registrados
aqui nossos sinceros agradecimentos ao luthier Celso Freire pela participação.
Para quem quiser
conhecer melhor os trabalhos da Dreamer Guitarworks/Luthier Celso Freire,
disponibilizamos os contatos no final da página, logo após a entrevista.
**Clique nas fotos para melhor visualização**
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Dreamer NewT-7F Custom HGGS Edition |
Guitarras
Made In BraSil (GMB): O que o levou a ser luthier?
Celso Freire (CF): A eletrônica era meu hobby
desde antes dos 10 anos de idade. Alguns anos depois comecei a tocar baixo e a
aplicar meus conhecimentos de eletrônica nos meus instrumentos e equipamentos e
também nos dos meus amigos. Um dia resolvi fazer um corpo em Mogno para um
baixo que eu tinha e que graças ao corpo leve, pendia para o braço. Comprei a
madeira na espessura e pedi para um marceneiro cortar o contorno. Fiz as
furações internas que não ficaram como eu queria. Acertei na segunda tentativa após
comprar uma tupia e treinar as furações em pedaços de madeira até me sentir
seguro para furar diretamente no instrumento tendo como base o desenho
previamente feito. Tempos depois, ao procurar um lugar para pintar o baixo,
acabei conhecendo a Spanich e em pouco tempo passei a trabalhar lá. Daí pra
frente passei a respirar luthieria.
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Dreamer NewT Classic |
(GMB)
Você começou a construir guitarras no final da década de 80. O que mudou no
mercado brasileiro de lá pra cá?
(CF): A noção do que é bom e do que é ruim,
(embora hoje em dia alguns ainda tenham a mesma noção daquela época). O acesso
a peças de qualidade, tanto importadas quanto nacionais. No final dos anos 80
dependíamos de muambeiros ou tínhamos que buscar as peças pessoalmente em
outros países.
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Dreamer HB-5 Fretless Headless Bass |
(GMB)
Qual é a proposta Dreamer Guitarworks? O
que você considera como seu grande diferencial em relação às outras marcas do
segmento custom shop?
(CF): Desenvolver modelos exclusivos de
guitarras e baixos e construí-los em quantidade limitada e com o máximo de
atenção à qualidade e aos detalhes para que sejam vendidos no Brasil e no exterior
para pessoas de bom gosto que estejam dispostas a pagar o preço que valem.
(GMB) Você foi um dos primeiros a utilizar trastes inox no Brasil.
Quais são os benefícios de se utilizá-los em detrimento dos trastes comuns?
(CF): Só há benefícios. Maior durabilidade
dos trastes e das cordas. Maior facilidade nos bends. Estão sempre brilhando,
etc. Desvantagem leva quem não sabe ou não consegue fazer o serviço
decentemente. Esses saem por aí criticando e inventando teorias baseadas em
lendas e achismos.
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Dreamer T-Pro |
(CF): Um grande problema na luthieria
brasileira é a falta de referência dos clientes. Muitos não sabem o que é bom
ou ruim. Costumo dizer que, para o brasileiro comum, numa escala entre 0 e 10,
acima de 3 tudo é 10. Elogiam qualquer coisa que imaginem ser de qualidade,
muitas vezes passando longe da realidade. Eu penso que tirando boas fotos eu
possa mostrar o verdadeiro mundo da qualidade e talvez um dia mudar esse
paradigma.
As fotos também servem para mostrar que o meu trabalho é diferenciado e de alto padrão. Isso é incômodo para muitos concorrentes, pois são raros os que conseguem chegar perto.
As fotos também servem para mostrar que o meu trabalho é diferenciado e de alto padrão. Isso é incômodo para muitos concorrentes, pois são raros os que conseguem chegar perto.
(GMB) Um
assunto muito polêmico é a influência da madeira no timbre do instrumento. Qual
é a sua opinião sobre o assunto?
(CF): Claro que influencia, mas menos do que
as pessoas pensam. É comum pensarem que o elemento mais importante no timbre da
guitarra é a madeira, mas isso é um erro. O timbre da guitarra vem principalmente
da combinação do comprimento da escala, do posicionamento e tipo dos
captadores. As madeiras filtram frequências e afetam no ataque sonoro.
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Dreamer ST1 #090002 |
(CF): Posso listar várias madeiras nacionais que
gosto e utilizo ou já utilizei, como por exemplo, Cedro Rosa, Imbuia, Pau
Ferro, Tauarí, Roxinho, Jacarandá, Freijó, entre outras, mas o foco deve ser na
qualidade das peças de madeira escolhidas e principalmente na qualidade da
construção. É essencial a escolha de madeiras de qualidade, mas quem define a
qualidade final do instrumento é o luthier.
(GMB) Ano
passado você foi convidado a expor seu trabalho na conceituada exposição Holy
Grail Guitar Show, que aconteceu em Berlin, na Alemanha. Como foi esta
experiência? Qual é a importância de interagir com outros profissionais
renomados de outros países?
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Dreamer Guitarworks na Holy Grail Guitar Show 2016. |
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Luthier Celso Freire |
Contatos Dreamer Guitarworks/Luthier Celso
Freire
Facebook:
Instagram:
https://www.instagram.com/dreamerguitars/
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