Bate-papo com o luthier Natan Protásio (Nt Guitars)

Saudações!

Na seção Bate-Papo da vez, conversamos com o luthier Natan Protásio, responsável pela Nt Guitars, de Uberaba/MG, marca que vem ganhando espaço no mercado de instrumentos nacionais custom shop, inclusive com a adesão de alguns guitarristas de peso da música brasileira, como Adilson Pascoalini e Marcelo Modesto (Chitãozinho & Xororó), Alex Fornari e Roger Dias (Zezé di Camargo e Luciano), Moisés Martins (ex-Gusttavo Lima), Márcio Kwen (Bruno & Marrone), Beto Rosa (Victor & Léo), Reinaldo Meirelles (João Bosco & Vinícius), Edson Júnior (Só Pra Contrariar), Ebert Tomaz (Fred e Gustavo), dentre outros.
Ao longo da entrevista, o Natan contou um pouco sobre os fatos que marcaram sua trajetória profissional e sobre alguns detalhes presentes em seus instrumentos.
Ficam registrados aqui nossos sinceros agradecimentos ao luthier Natan e aos músicos que cederam um pouquinho de seu apertado tempo para contribuir com a postagem.  
Para quem quiser conhecer melhor os trabalhos do luthier Natan/Nt Guitars, disponibilizamos os contatos no final da página, logo após a entrevista.


** Clique nas fotos para melhor visualização**

Nt Stratocaster Márcio Kwen Signature

Guitarras Made In BraSil (GMB): Como surgiu a NT Guitars?

Natan Protásio (NP): Em 2004 comecei os trabalhos com a oficina de manutenção, e depois de algum tempo trabalhando, veio a ideia de construir guitarras e baixos hand made, foi quando criei a marca “Nt”. A cada dia venho buscando aperfeiçoar mais e mais para atender as necessidades dos músicos.
 
Nt Custom Thinline
(GMB): Como você aprendeu o ofício?

(NP): Sempre tentei fazer as manutenções em meus instrumentos, mas não sou autodidata, busquei conhecimento.
Sempre trabalhei com música, mas como todos sabem, não é fácil! Em certo momento arrumei um emprego paralelo, acordava às 05h20min pra pegar o “busão” da empresa e ainda tocava à noite. Estava virando um Zumbi! Fiquei um ano nesse emprego, e com a grana do acerto, tive a ideia de fazer o curso de manutenção de instrumentos musicais. Sou de Itumbiara/GO, mas lá não tinha esse curso, foi quando entrou o luthier Pablo Smiljanic (SJ Guitar Bass) na jogada, ele é de Goiânia e já éramos amigos. Apesar de não dar curso de luthieria, conversamos a respeito e ele topou, mal sabia ele o que viria pela frente (risos)...
Fiz um “intensivão” com ele, trabalhei pouco tempo em Itumbiara, e logo após me mudei para Uberaba/MG, foi onde a coisa começou a engrenar. Entretanto, sempre pegando umas dicas com o Pablo. Fiz o curso presencial e outro por telefone. Ele já estava ficando grilado. Eu ligava e ele até mudava o tom da voz (risos). Como diz aquele ditado: “cavalo arreado passa só uma vez”, ele passou e montei! Era minha oportunidade.
Quando voltei para fazer o curso de construção, eu já estava mais por dentro do assunto, foi quando eu acabei com a vida dele (risos)! Levei uma folha frente e verso cheio de perguntas sobre assuntos que eu tinha dúvida, que na verdade eram todas (risos)! Fazia uma pergunta, e antes dele responder, já fazia outra. Foi foda! Acho que ele dá um tiro no cara que falar com ele sobre curso de luthieria, fui o primeiro e o último aluno dele, eu acho.
Terminado o curso, comecei as fabricações. Entretanto, é um aprendizado diário, pois a cada dia surge uma coisa nova pra aprender. Só uma observação, o Pablo é meu amigo até hoje viu? Há pouco tempo me visitou na minha oficina.

Nt Custom Vintage Telecaster
(GMB): E o processo de fabricação? Todas guitarras que você fabrica são feitas à mão?

(NP): As fabricações são todas feitas sob medida. O instrumento é adaptado para atender o que o músico precisa, coisas como a espessura de braço, o raio da escala, etc., e não o contrário, como acontece nos instrumentos fabricados em grande escala. Posso fazer 10 instrumentos iguais, mas cada um com uma identidade. Todos os instrumentos são feitos à mão.

(GMB): Alguns dos seus clientes são músicos profissionais que tocam com artistas famosos. O que você sente quando vê um instrumento que você fabricou na TV?

(NP): Reconhecimento. Não é fácil ser luthier no Brasil. Por isso, ver meu trabalho sendo reconhecido me faz acreditar que estou no caminho certo.

Nt Stratocaster Heavy Relic
(GMB): Você acha que a madeira influencia diretamente no timbre do instrumento ou existem outras variantes mais importantes?

(NP): Esse assunto é um pouco polêmico. Uns acham que sim, outros que não. Em minha opinião, até o cabo que você usa influencia no timbre. Não somente a madeira influencia, mas todo o processo de fabricação: o hardware, os captadores, os componentes eletrônicos e por aí vai. É um conjunto.

(GMB): Vi que você usa o cedro com frequência para fabricar os corpos das suas guitarras. Existe algum motivo específico? O que você pode nos dizer sobre essa madeira?

(NP): Ainda não descobriram o cedro (risos). Diria que o motivo é a sonoridade, pois tudo que você precisa está ali e bem equilibrado, com um punch incrível! Todavia, também faço construções com ash, mogno, freijó, mas o carro chefe realmente é o cedro.

Nt Attracttive
(GMB): Acompanhando as redes sociais é perceptível que o ofício de luthier vem crescendo, com muitas pessoas dando os primeiros passos na profissão. Você tem alguma dica/conselho para dar pra elas? 

(NP): É muito gratificante trabalhar com o que se gosta de fazer, mas ao mesmo tempo é preciso sempre buscar conhecimento para oferecer um serviço de qualidade. É um segmento no qual você demora a obter a confiança dos músicos, as coisas acontecem bastante no “boca a boca”, isto é, um cliente fala para o outro e assim você vai conseguindo trabalhos. É importante sempre trabalhar com honestidade e clareza. O mais importante nesse processo é não fazer do instrumento de seu cliente “cobaia” e sempre buscar aprender.

Nt SG


Depoimentos De clientes músicos profissionais

“As guitarras do Natan apresentam acabamento diferenciado e incrível tocabilidade. A construção impecável de seus instrumentos ajuda muito no resultado final - a sonoridade.” Reinaldo Meirelles, guitarrista da dupla João Bosco & Vinícius.

Reinaldo Meirelles
“As guitarras NT são totalmente customizadas de acordo com a preferência do cliente. Podemos escolher o modelo, a espessura do braço, o tipo dos trastes, a captação, a pintura, dentre outras opções. Uma verdadeira custom. Além disso, possuem excelente tocabilidade, afinação perfeita e timbre encorpado. Super recomendada!” Roger Dias, produtor musical nos estúdios Mosh e guitarrista da dupla Zezé Di Camargo & Luciano.

“As guitarras do Natan tem incrível tocabilidade. Quando usei pela primeira vez, parecia que eu já conhecia a guitarra. A afinação e o acabamento são impecáveis. Além disso, a captação é a mesma que as maiores marcas usam, então, um ótimo timbre não é segredo. Guitarra de gente grande, acima da média!” Marcelo Modesto, produtor musical Whatafolk-Studio e guitarrista da dupla Chitãozinho & Xororó.

Marcelo Modesto
“Conforme a demanda dos trabalhos, uso guitarras de várias marcas consagradas. O diferencial é que o luthier Natan, com toda sua competência e sabedoria, fabrica os instrumentos misturando o melhor de cada uma dessas marcas e modelos tradicionais de acordo com a necessidade do músico. O resultado final fica muito interessante, possibilitando a execução de sons naturais com ótima tocabilidade, diferentes timbres e visual personalizado.” Edson Júnior, guitarrista e violonista do grupo Só Pra Contrariar.

Edson Júnior
“Sempre fui "strateiro". Já tive várias guitarras Fender Stratocaster, mas hoje tenho apenas uma, modelo Buddy Guy. Por ter som encorpado e presença, foi a única strato que me satisfez. Ela está comigo há dezessete anos.
No início desse ano, tive a honra de receber o Natan no meu estúdio. Já tinha ouvido falar muitíssimo bem das guitarras construídas por ele. Confesso que sou muito satisfeito com a minha strato, mas quando toquei na Strato Relic que o Natan trouxe, fiquei sem entender como ele conseguiu fazer um instrumento com tamanha precisão na afinação e sonoridade encorpadíssima (mesmo usando captadores tradicionais de Stratocaster).
Imediatamente me identifiquei com a guitarra, fiquei com ela por quase três meses, período em que viajei pelo Brasil acompanhando a dupla Victor & Léo; além disso, usei-a em vários shows com a minha banda de blues: a BR Blues Band.
Estou apaixonado pela guitarra, logo construiremos uma nesses mesmos moldes, ou seja, uma strato tradicional, porém com tecnologia de construção além das Fender que sempre usei.
O Natan está na lista dos melhores luthiers do país. Seus instrumentos possuem alto padrão de qualidade no acabamento, com detalhes acima da média (raio da escala, o assentamento dos trastes e pintura). Enfim, são pontos que me motivam mais ainda a usar uma guitarra desse garoto. Ele está de parabéns!” Beto Rosa, produtor musical BR Chaves Studio e guitarrista da dupla Victor & Léo.

Beto Rosa (Foto por Renato JP @renatounojp)

“Sempre usei guitarras de grandes marcas, mas também fui um dos precursores das guitarras de luthier "made in Brazil".
Em 1990, pedi ao Jaques Molina (atualmente colunista da Guitar Player) para fazer uma Stratocaster com humbuckers e ponte Floyd Rose. Naquela época já sentia que o instrumento ideal deve ser customizado de acordo com as necessidades do músico.
Apesar de gostar das guitarras “de fábrica” importadas que eu usava, sempre acabava fazendo alguma modificação nelas.
Por volta de 1992, passei a usar guitarras feitas pelo Márcio Zaganin (naquela época a marca era só Zaganin). Ele trabalhava numa banda comigo e nessa época já era um luthier muito talentoso. Creio que fui um de seus primeiros clientes.
A partir de 1997 ou 1998, comecei a levar minhas guitarras no Ivan Freitas da Music Maker e também sempre insisti pra ele fazer uma guitarra para mim. Desse pedido nasceu a 001, segundo o Ivan, foi a primeira guitarra oficial da Music Maker. De lá pra cá ele já me fez umas dez guitarras.
Sempre acreditei que podíamos construir bons instrumentos no Brasil, uma vez que as melhores e mais caras madeiras saem daqui para atender a Gibson, a Fender, as carissímas PRS, a Suhr, dentre outras marcas. O que faltava naquela época era o conhecimento específico dos gabaritos e da parte de hardware (captadores, pontes, tarraxas). A propósito, atualmente estão fabricando excelentes captadores por aqui, logo teremos todo o restante das peças.
Conheci a NT Guitars através do meu grande amigo Moisés Martins, que me mostrou uma Tele Thinline feita pelo Natan. Confesso que fiquei impressionado com o som, o acabamento, a tocabilidade, a afinação, o visual e por aí vai. 
Neste ano o Natan me apresentou outra Tele fantástica que ele levou pra eu testar antes de um show do Zezé di Camargo e Luciano (dupla para a qual trabalho há 12 anos) em Uberaba. Gostei tanto que fiz o show inteiro com ela,  me apaixonei por aquela guitarra! Até o pessoal da banda comentou sobre a sonoridade dela, foi incrível! Desde então, estamos projetando uma strato para mim, atendendo todas as minhas especificações. Acho que vai ser um grande instrumento feito por um grande luthier. O Natan prima pela excelência na arte da luthieria. Em consequência disso, posso afirmar que terei uma guitarra que será tão boa quanto qualquer guitarra de grande marca mundial.”
Alex Fornari, guitarrista da dupla Zezé di Camargo e Luciano.

Alex Fornari
“A grande vantagem de ter uma guitarra feita pelo Natan é o diálogo que temos sobre os detalhes do instrumento (corpo, escala, trastes, captação, madeiras e até mesmo do acabamento). Por ser músico também, ele entende facilmente minhas necessidades. Além disso, em caso de dúvidas falo diretamente com ele, sendo prontamente atendido.
No dia 04 de outubro de 2017, gravei o DVD “Elas Em Evidências” com a dupla Chitãozinho & Xororó. Usei nesse show três modelos de guitarras fabricadas pelo Natan, todas me atenderam muito bem!
Tenho orgulho de poder usar um instrumento tão bom, bem feito e legitimamente brasileiro.” Adilson Pascoalini, guitarrista da dupla Chitãozinho & Xororó.
Adilson Pascoalini (Foto Eduardo "Orelha" @orelhafotos)
 “Tenho mais de quarenta guitarras de todas as marcas e modelos, dentre elas, tenho duas construídas pelo Natan (uma Telecaster Thinline e uma strato com humbucker na ponte). Algumas coisas realmente me impressionam no trabalho dele, as guitarras são muito bem acabadas, bonitas e ele sempre usa material de primeira. Ele é extremamente exigente com relação a isso, desde a seleção das madeiras, escolha de componentes, etc. Além do fato de ser um trabalho 100% artesanal (e olha que  mesmo marcas de sucesso com guitarras a partir de R$15.000,00 tem instrumentos feitos na CNC), com atenção a todo e qualquer tipo de detalhe.
Outra coisa que gosto muito é que as guitarras da Nt são extremamente silenciosas. Gosto muito do som de single coils, e esse tipo de captador tem tendência a ter bastante “hummin’”, mas o Natan desenvolveu uma blindagem que deixa as guitarras extremamente silenciosas, isso me agrada demais.
No quesito que considero mais importante, a entonação, as guitarras do Natan são extremamente afinadas ao longo de todo o braço. É incrível! Trata-se de um padrão de entonação que vi em pouquíssimos instrumentos na minha vida. Uso e recomendo muito.” Moisés Martins, produtor musical e ex-guitarrista do cantor Gusttavo Lima.

Moisés Martins
“Ao longo da minha carreira como músico profissional de gravação e acompanhando grandes nomes da música em shows ao vivo, sempre precisei investir em instrumentos de alto nível, isso porque, ainda na época em que comecei, um dos pré-requisitos para se estar em uma grande produção era ter instrumentos de qualidade incontestável, e além, é claro, da capacidade profissional.
Um dos diferenciais da NT Guitars é que você pode fazer a guitarra do jeito que você imaginar, com medidas específicas para suas necessidades, escolha de madeiras, captação e acabamento, tudo para que a guitarra fique o mais confortável possível. As guitarras são totalmente artesanais, feitas à mão, uma a uma, isso garante que a guitarra sairá perfeita!” Márcio Kwen, produtor musical e guitarrista da dupla Bruno & Marrone.

Márcio Kwen
“Fiquei impressionado com a qualidade das guitarras Nt. Além do timbre fantástico, o acabamento é impecável e a estabilidade da afinação é incrível! Lembro-me de ter trocado as cordas e afinado a guitarra à tarde no hotel, fiz um show à noite e quando ele acabou ela ainda estava afinada.” Ebert Tomaz, produtor musical e guitarrista da dupla Fred e Gustavo.

Ebert Tomaz
CONTATOS NT GUITARS


Telefones para contato: (34) 3336-8312 / (34) 99139-8868




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre pau-ferro com o luthier Gustavo Poli Konno (Klingen Guitars)