Bate-papo sobre araucária (pinho-do-paraná) com o luthier Eduardo Kaiser (Kaiser Guitars)

 Olá, pessoal!

A partir de agora apresento mais uma postagem sobre madeiras brasileiras. Desta vez, falaremos a respeito da araucária, conhecida também como pinheiro-do-paraná ou pinho-do-paraná.

A araucária é uma espécie com incidência majoritária na região Sul do Brasil e em alguns trechos da Argentina e do Paraguai, sua madeira possui variada serventia, sendo utilizada na construção civil, na fabricação de móveis, artesanato, caixas, produção de papel, palitos de fósforo, combustível para fornos e caldeiras, instrumentos musicais, dentre outros. Além disso, sua semente, conhecida como pinhão, é muito utilizada na alimentação.

Para esclarecer alguns pontos sobre a utilização da araucária na fabricação de instrumentos musicais, convidamos o luthier Eduardo Kaiser (Kaiser Guitars) - profissional que possui vasta experiência prática na construção de instrumentos utilizando essa madeira.

Agradecemos ao luthier Eduardo Kaiser pela gentileza em compartilhar seu conhecimento respondendo aos questionamentos realizados.

**Todas as fotos são de produtos Kaiser Guitars**.

**Para melhor visualização, basta clicar sobre as fotos**.

Telecaster corpo de araucária

A araucária (pinho-do-paraná) é uma madeira fácil de ser trabalhada?

Eduardo Kaiser: É uma madeira que costuma ficar riscada com alguns grãos de lixa, e requer mais trabalho em lixas mais finas para remover esses riscos, diferente de madeiras como o freijó, que com pouco lixamento, consegue-se um bom acabamento.

Outro detalhe é que alguns blocos de pinho tendem a lascar com a passagem das fresas, assim como acontece com o marupá. Mas isso ocorre somente em alguns blocos mais leves.
Em geral, é uma madeira boa para se trabalhar.



É uma madeira de fácil acabamento e colagem?

Eduardo Kaiser: Sim. Assim que terminada a parte de lixamento da madeira, ela fica com a superfície bem lisa, sem muitos poros abertos, facilitando muito a selagem e pintura. A colagem também não é um problema.

Traseira Telecaster corpo de araucária

Ela apresenta boa estabilidade?

Eduardo Kaiser: Este é um ponto importante. Em algumas regiões, é uma madeira que é usada também em construção civil, ou seja, a maioria das pranchas vendidas para essa finalidade não curaram/secaram tempo suficiente. Então, é muito importante procurar e escolher muito bem a madeira para usar em instrumentos.

Madeiras que foram secas adequadamente, sem duvida apresentam uma excelente estabilidade.



Em geral, é uma madeira pesada?

Eduardo Kaiser: Tem um peso mediano. Com densidade de 0,620 g/cm³, geralmente uma Stratocaster fica na faixa de 2,3Kg. Contra 2,4Kg do Mogno, ou 1,9Kg do Freijó por exemplo.

Superstrat corpo araucária

Quais são as indicações de uso da araucária na construção de instrumentos sólidos?

Eduardo Kaiser: Para corpos é uma madeira excelente. Nunca usei para braços, mas já vi outros profissionais usarem. Apesar de ter uma resistência razoável, não seria uma das minhas opções para usar em braços.


Algumas pessoas apontam a araucária como substituta ao alder? Você acha que procede?

Eduardo Kaiser: Já tive pedidos de corpos em pinho para substituir o alder, mas nunca tive a oportunidade de fazer o teste. Não posso afirmar nada sobre essa questão.

Corpo de baixo Talman feito de araucária


CONTATOS KAISER GUITARS




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre pau-ferro com o luthier Gustavo Poli Konno (Klingen Guitars)