Bate-Papo com o luthier Rodrigo Almino (R. Almino Guitars)


Rodrigo Almino é luthier, responsável pelos instrumentos musicais da marca que carrega seu nome – a R. Almino Guitars, empresa sediada em Nova Londrina, Paraná. Iniciou sua trajetória no mundo das madeiras e ferramentas como marceneiro, mas sua paixão pela música o levou para outro caminho – a luteria. Passou também pela construção de caprichados pedalboards, e hoje se dedica à fabricação de guitarras e contrabaixos fabricados artesanalmente, com especial cuidado com relação ao acabamento e aos anseios dos clientes, dentre eles os guitarristas Leandro Esteves (Aline Barros, Davi Sacer, Kleber Lucas) e Vitor Coelho (Negra Li, Belo e Jeito Moleque).

Por Álvaro Silva (ahfsilva@gmail.com)

**Clique sobre as fotos para melhor visualização**

R. Almino Leandro Esteves Signature

Antes de iniciar a construção de guitarras você fabricava pedalboards, certo? Como foi migrar para a luteria?

Rodrigo Almino: Antes de entrar no segmento de instrumentos musicais e acessórios eu fabricava móveis planejados. Nesta época, cheguei a fazer duas guitarras para uso pessoal, mas não imaginava que a luteria viraria minha profissão. Quando os pedalboards começaram a fazer sucesso, deixei a marcenaria um pouco de lado e “cai de cabeça” na produção deles. Migrar para a luteria foi um processo mais delicado, pois o desafio e a dedicação são muito maiores.
Felizmente as guitarras agradaram aos clientes. Hoje elas viraram minha principal fonte de renda.

Guitarra R. Almino
Qual foi sua maior dificuldade nesse processo de mudança?

Rodrigo Almino: Então, a dificuldade maior adaptar meu espaço e maquinário para fabricar instrumentos musicais. Como sou autodidata no ramo da luteria, no início senti alguma dificuldade, mas sempre busco estudar para superar os desafios e aperfeiçoar minhas técnicas, pois um instrumento musical requer bastante detalhe e cuidado no acabamento. Outra dificuldade é “engrenar” a marca. Ter começado com a produção de pedalboards ajudou a lançar meu nome no mercado, mas a divulgação ainda é um desafio para mim.

Strato Vitor Coelho
Em alguns projetos você utiliza predominantemente madeiras brasileiras. Quais delas você poderia destacar?

Rodrigo Almino: Gosto de usar de tudo um pouco. Uso madeiras nacionais e importadas. Na verdade, deixo o cliente à vontade para escolher, mas sempre passo alguma informação quando me pedem alguma opinião.
Ultimamente tenho usado angico-preto para a confecção de braços escuros. Gosto muito da resposta dela quando usada para essa finalidade, pois proporciona boa estabilidade e tem uma coloração muito bonita.

Guitarra R. Almino Headless
Você acha que ainda existe preconceito quanto às madeiras brasileiras ou o consumidor já entendeu que algumas delas possuem qualidades fantásticas para fabricação de instrumentos musicais?

Rodrigo Almino: Na verdade sempre existirá algum preconceito, afinal algumas combinações de madeiras gringas formam um ótimo conjunto sonoro e estético.
Preciso dizer que os profissionais brasileiros estão de parabéns, pois o nível do trabalho produzido é cada vez melhor. Além disso, uma das melhores coisas que temos por aqui são as madeiras, precisamos valorizá-las.

R. Almino Rustic Tele
Você pensa em desenvolver modelos próprios de guitarras?

Rodrigo Almino: Tenho me dedicado mais aos assuntos gerais sobre luteria, mas pode ser que no futuro eu faça alguma coisa nesse sentido. Por enquanto pretendo focar mais na qualidade dos instrumentos e em consolidar minha marca no mercado nacional.

Guitarra R. Almino
Planeja algo novo para ser realizado em 2020?

Rodrigo Almino: 2020 será um ano de vários desafios, mas com certeza apresentarei algumas novidades. Vou continuar trabalho firme para isso.

Guitarra R. Almino




 Review guitarra R. Almino Leandro Esteves Signature


CONTATOS R. ALMINO GUITAR





Comentários

  1. sem duvida @ralmino um luthier que vai brilhar muito mais em 2020
    }parabens ao @guitarrasmadeinbrasil pela escolha do luthier

    ResponderExcluir
  2. O Rodrigo é um profissional fantástico e muito dedicado, todos os produtos dele são de altíssima qualidade. Com certeza em 2020 a marca vai alçar grandes vôos.

    ResponderExcluir
  3. Profissional serio e talentoso com trabalhos singulares.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)