Bate-papo com Adriel Pagoto: conheça a história da Corsell Electric Guitars



A Corsell Electric Guitars é uma marca nova no mercado nacional das chamadas guitarras de boutique. Ela foi criada a partir da visão do luthier Adriel Pagoto, profissional com experiência internacional (Warwick e Hapas Guitars) e fundador da Atlanti Guitars, marca que vendeu em 2021. 

Os instrumentos fabricados pela empresa possuem uma pegada mais clássica, com design próprio harmonioso e peças escolhidas a dedo para oferecer conforto e riqueza sonora ao músico. De acordo com as palavras de Adriel, a marca surgiu em razão de uma vontade antiga: desenvolver modelos para estilos musicais que ele ouve e se identifica, como blues, rock clássico, MPB, jazz etc.

Pois bem. Resolvemos bater um papo com o Adriel para conhecer melhor a história da Corsell Electric Guitars e a proposta de seus instrumentos. Além disso, ele nos contou sobre os diferenciais oferecidos, medidas de sustentabilidade que adota e muito mais.


Você poderia nos contar um pouco sobre a história da Corsell Electric Guitars?


Adriel Pagoto: No final de 2021, decidi vender a minha então marca (Atlanti Guitars) e ir morar em Berlim, Alemanha. Fui trabalhar numa custom shop de guitarras extremas chamada Hapas Guitars. Porém, a dificuldade com a moradia e a falta de liberdade criativa me incitaram a voltar ao Brasil após alguns meses. A essa altura, o projeto da Corsell já estava adiantado, os modelos (todos próprios), conceito, acessórios e público alvo, já haviam sido escolhidos. Na verdade, era uma vontade antiga: desenvolver modelos para estilos musicais que eu ouço e me identifico, como blues, rock clássico, MPB e jazz  diferentemente do que ocorria com a marca anterior, onde o interesse era mais no instrumento em si, e não no pacote sonoro como um todo. 


Em quais pontos a empresa se diferencia das concorrentes? 


Adriel Pagoto: Os instrumentos são bem únicos, desde formatos dos corpos, headstocks, inlays, escudos, knobs, jack plates, tampas da parte elétrica e por aí vai. Tudo é feito por aqui, com uma proposta de ideia bem original, porém sem parecer excessivamente exótico. De fato, pra onde você olhar vai ver uma exclusividade, um tempo dedicado.  


Tendo em vista que a marca é nova, quais são as suas expectativas de mercado? Aonde vocês pretendem chegar?


Adriel Pagoto: As guitarras são bem complexas, com muitas partes próprias que exigem tempo para serem construídas, então a tiragem é pequena mesmo. A intenção central é consolidar a marca e torná-la mais conhecida e renomada. Enfim, coisas atreladas ao tempo.



Além de guitarras, a empresa fabrica outros instrumentos?


Adriel Pagoto: Temos alguns baixos em fabricação e projetos de lap steel em desenvolvimento. 


Atualmente quantos (e quais) modelos a empresa fabrica? 


Adriel Pagoto: São 04 modelos de guitarras com variações e 03 de baixos. Todos, sem exceção, são autorais. Faço questão de que seja sempre assim. Lembrando que não trabalho com réplicas, nunca gostei. Minha primeira guitarra foi aos 13 anos, e ela já tinha um formato próprio. Então, desenhar e desenvolver modelos e conceitos próprios é natural para mim. 


Os instrumentos são produzidos apenas sob encomenda? Geralmente, quanto tempo demora do pedido ao despacho do produto para o cliente?


Adriel Pagoto: Os instrumentos são a pronta-entrega. O motivo para isso é para eu poder pôr em prática todas as combinações de cores, texturas e formatos que eu desenvolvi sem ficar apegado a muitas referências ou a uma rígida ficha de especificações. Contudo, provavelmente irei abrir algumas vagas para encomendas mais adiante. Ainda vou definir se serão semicustom, com os formatos semiacabados, dando opção de cor, captação e outros detalhes que se pode escolher a partir da segunda metade da construção, ou se será uma encomenda iniciada do zero com escolha de madeiras e outros detalhes de fase inicial. Na semicustom o tempo de espera será de 04 a 05 meses, na versão mais completa de 08 a 09. 



A questão da sustentabilidade é um assunto de grande relevo para toda a sociedade. Quais práticas a empresa adota visando reduzir ou eliminar os impactos ambientais que ela produz? 


Adriel Pagoto: Os instrumentos da Corsell são feitos numa área verde, no sítio onde moro. Sendo assim, é preciso um cuidado redobrado. A exemplo disso, temos a serragem sendo usada na compostagem, uso de filtros para cabines, descarte apropriado de latas de produtos químicos, entre outros. Além, é claro, da preocupação constante com a origem da madeira. Uso apenas mogno e jacarandá de madeiras nacionais, todas com documento de origem florestal (dof) ou de demolição comprovada. O restante das madeiras são em geral americanas (ash e maple), todas com selo FSC. 


Quais são as novidades programadas para este ano?


Adriel Pagoto: A marca ainda é jovem, então basicamente, tudo o que sair é quente e considero como novidade. Mas, em resumo, pode-se colocar o lançamento dos outros 02 modelos de guitarra, guitarras barítonas, modelos de baixos e todos os detalhes que cada um carrega, além da nossa estreia no YouTube, para explicar todos os pormenores dos instrumentos. Também é esperado o anúncio de um ou mais endorsers ou parceiros até o fim do ano.


Gostaria de deixar algum recado para as pessoas que se interessaram em adquirir os produtos da marca?


Adriel Pagoto: Certamente, a pessoa que procura adquirir um instrumento Corsell deve saber que temos uma identidade. Ela pode ser percebida em vários detalhes desde estéticos até os estruturais, sendo assim é uma guitarra ou baixo de personalidade própria que tem os mínimos detalhes trabalhados com muita paciência e precisão. 



Saiba mais sobre a Corsell Electric Guitars no Instagram e YouTube da empresa.

Comentários

  1. Tive a oportunidade de ver de perto os 3 primeiros instrumentos feitos por ele, o cuidado no acabamento dos instrumentos mostra o quão criterioso (e habilidoso) é o Adriel. Ele já vinha de um trabalho excepcional com a Atlanti e, agora, com a Corsell, beira a perfeição.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)