Bate-papo com o o músico e luthier Sâzio Brandão (Kian Guitars)
Olá, pessoal!
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Kian Strato Brazilian Rosewood e Extrema |
Seção Bate-Papo na área trazendo uma entrevista bem
legal com o músico e luthier Sânzio Brandão, responsável pela produção de
instrumentos de corda da oficina belo-horizontina Kian Guitars e pelas
guitarras das bandas Cálix e Aeroguns. Seus instrumentos podem ser vistos nas
mãos de gente muito bacana na noite da capital mineira, bem como nas mãos de músicos
nacionalmente conhecidos, como PJ (Jota Quest), Fernanda Takai (Pato Fu),
Affonsinho (Hanói-Hanói) e Doca Rolin (Skank). No bate-papo ele irá nos contar um pouco sobre
o conceito de suas guitarras, madeiras brasileiras e sobre a utilização da
escala cônica.
Nossos
sinceros agradecimentos ao luthier Sânzio Brandão que cedeu um pouquinho do seu
tempo para falar com a gente.
Rufem os
tambores e que venha a entrevista!
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Sânzio Brandão e Fernanda Takai |
Guitarras Made In Brazil (GMB): Suas
guitarras geralmente possuem um visual diferenciado, com um apelo mais rústico,
destacando bastante a beleza natural da madeira. Essa característica é uma
proposta da Kian ou decorre dos pedidos de clientes?
Sânzio
Brandão (SB): A Kian Guitars surgiu de uma trilogia de paixões: música,
instrumentos de cordas e madeiras. Sempre me chamaram atenção instrumentos em
madeira aparente, mais ainda os que tinham combinações de tons diferentes
naturais. Fomos por este caminho desde o início. Creio que naturalmente fomos
atraindo clientes com este gosto e este conceito. Mas na verdade, fazemos de
tudo. Instrumentos pintados, aerografados, pirografados, plotados etc.
(GMB): Em sua produção você
utiliza algumas madeiras brasileiras que são pouco utilizadas na fabricação de
guitarras pelas grandes indústrias, poderia nos falar um pouco sobre as
características tonais delas? (ex: teca, garapa, muiracatiara, etc.)
(SB): Quando
começamos em 2003 o mogno tinha acabado ter sua comercialização proibida. Desde
então, pensei que era preciso descobrir alternativas para as madeiras
consagradas pela indústria. E temos a sorte de estar no Brasil, um país
riquíssimo nesta matéria prima.
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Kian Les Paul Teca |
Qualidade e
diversidade não faltam. Então era questão de experimentar.
A garapa e a muiracatiara, assim como a muirapiranga, o louro-faia e outras são madeiras pesadas, duras. Uso geralmente como tampo, por sua beleza e figuração. Trazem frequências mais agudas para a sonoridade. Então é importante combiná-las com madeiras para o corpo e braço com características opostas, para conseguirmos um instrumento balanceado.
A garapa e a muiracatiara, assim como a muirapiranga, o louro-faia e outras são madeiras pesadas, duras. Uso geralmente como tampo, por sua beleza e figuração. Trazem frequências mais agudas para a sonoridade. Então é importante combiná-las com madeiras para o corpo e braço com características opostas, para conseguirmos um instrumento balanceado.
A teca é
uma madeira de origem asiática, largamente usada na indústria naval desde a
época
das grandes navegações. Praticamente se extinguiu de sua área original.
De 50 anos pra cá tem sido cultivada nas regiões do Pantanal e da Amazônia, com
grande sucesso. E recentemente está reaparecendo para o mundo. Seu uso em
luteria foi uma belíssima surpresa. Ela é macia, fechada, ótima para se
trabalhar e linda! Seu som é equilibrado com destaque para frequências
médio-agudas. Tão boa que é até difícil combiná-la com outra.
Além das
madeiras citadas, utilizamos mais de 50 espécies diferentes, muitas sem citação
em luteria. Espetaculares em som e visual. Pau-cetim, feijão-cru, biquiba,
pau-aço são algumas delas.
(GMB): Outra característica nas
guitarras Kian é a utilização de escudos de madeira ou cobre. Além da questão
estética, eles trazem benefícios em termos de sonoridade?
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Telecasters Relikian |
(SB): Procuro
fazer com que todos os detalhes nos instrumentos sejam arte, e que também estejam
em harmonia com o conjunto. Os escudos de madeira são uma opção essencialmente
estética. Já os de metal, como o cobre, o alumínio ou o latão, mais usados na
nossa linha “Relikian”, tem uma grande contribuição fazendo uma blindagem
eletrostática natural. Em instrumentos com captadores ”single coil” eles ajudam muito na diminuição do ruído.
(GMB): Qual o conceito/proposta dos modelos “Relikian”? Eles possuem algum diferencial com relação aos outros modelos da Kian?
(GMB): Qual o conceito/proposta dos modelos “Relikian”? Eles possuem algum diferencial com relação aos outros modelos da Kian?
(SB): A
Kian fabrica instrumentos inteiriços totalmente personalizados. Todos os
detalhes e medidas podem ser customizados. A Relikian é nossa linha de
instrumentos feitos de maneira mais simples. Os modelos são pré-determinados,
geralmente baseados em clássicos consagrados como Telecaster e Les Paul. São
feitos em uma máquina CNC, portanto, não permitem muita customização nas
medidas. Os braços são parafusados ou colados ao corpo. Mas as madeiras são as
mesmas usadas na Kian e as peças idem. O acabamento pode ser bem relic, descascado, craquelado, ou mais
conservador em verniz fosco mostrando a madeira.
(GMB): Além da construção de
instrumentos musicais, vocês oferecem outros tipos de serviços (regulagens,
restauros, etc.)?
(SB): Sim,
mas sem dúvida o nosso foco é a fabricação de instrumentos personalizados. Oferecemos
também o serviço de conificação de escala (compound
radius).
(GMB): A escala cônica é um método exclusivo da Kian? Conte-nos um pouco sobre os benefícios proporcionados por ela.
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Baixo PJ Signature II |
Criamos uma
fórmula para calcular a geometria de cada escala, levando em conta as medidas
do instrumento em questão. E também criamos a máquina para fabricá-la.
Fazemos a
conicidade uniforme, sem degraus e, personalizada. Talvez este conjunto de
detalhes seja sim uma exclusividade nossa.
Quando se
toca em um instrumento com esta escala, as pessoas se impressionam com a facilidade
e conforto para tocar. Costumam perguntar se o calibre da corda é menor do que
o que realmente é. Além disso, ela permite uma regulagem mais baixa sem deixar
as cordas com pouco som ou encavalando os bends.
Permite uma regulagem agradável para músicos de vários estilos.
Até hoje,
nunca fabricamos uma escala cilíndrica. A cônica é uma vantagem muito palpável
e perceptível para o músico.
(GMB): Como você vê a luteria
brasileira hoje?
(SB): O que
me deixa mais feliz é a mudança de mentalidade no público.
Se até pouco tempo os músicos, principalmente guitarristas, tinham o sonho cego de possuir esta ou aquela guitarra de marca, igual à do seu ídolo, hoje muita gente sonha com seu instrumento único, feito com sua cara, suas medidas, sua personalidade.
O nível dos luthiers está muito bom em todas as áreas, em diversas partes do Brasil. Torço para que esses profissionais busquem cada vez mais ter sua marca registrada, sua personalidade, sua cara. Acho que este é o caminho do sucesso da profissão e de cada um.
Se até pouco tempo os músicos, principalmente guitarristas, tinham o sonho cego de possuir esta ou aquela guitarra de marca, igual à do seu ídolo, hoje muita gente sonha com seu instrumento único, feito com sua cara, suas medidas, sua personalidade.
O nível dos luthiers está muito bom em todas as áreas, em diversas partes do Brasil. Torço para que esses profissionais busquem cada vez mais ter sua marca registrada, sua personalidade, sua cara. Acho que este é o caminho do sucesso da profissão e de cada um.
CONTATOS KIAN GUITARS
Endereço: Rua
David Campista, 210, Belo Horizonte, Minas Gerais
Fone: (31)
3245-3998
Site: http://www.kian.com.br/
Instagram: https://instagram.com/kianguitars/
Esse entende do que faz!! um sonho para qualquer guitarrista ter um bela guitarra Kian.
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