Bate-papo com o o músico e luthier Sâzio Brandão (Kian Guitars)

Olá, pessoal!

Kian Strato Brazilian Rosewood e Extrema
        Seção Bate-Papo na área trazendo uma entrevista bem legal com o músico e luthier Sânzio Brandão, responsável pela produção de instrumentos de corda da oficina belo-horizontina Kian Guitars e pelas guitarras das bandas Cálix e Aeroguns. Seus instrumentos podem ser vistos nas mãos de gente muito bacana na noite da capital mineira, bem como nas mãos de músicos nacionalmente conhecidos, como PJ (Jota Quest), Fernanda Takai (Pato Fu), Affonsinho (Hanói-Hanói) e Doca Rolin (Skank).  No bate-papo ele irá nos contar um pouco sobre o conceito de suas guitarras, madeiras brasileiras e sobre a utilização da escala cônica.
Nossos sinceros agradecimentos ao luthier Sânzio Brandão que cedeu um pouquinho do seu tempo para falar com a gente.
Rufem os tambores e que venha a entrevista!


Sânzio Brandão e Fernanda Takai
Guitarras Made In Brazil (GMB): Suas guitarras geralmente possuem um visual diferenciado, com um apelo mais rústico, destacando bastante a beleza natural da madeira. Essa característica é uma proposta da Kian ou decorre dos pedidos de clientes?

Sânzio Brandão (SB): A Kian Guitars surgiu de uma trilogia de paixões: música, instrumentos de cordas e madeiras. Sempre me chamaram atenção instrumentos em madeira aparente, mais ainda os que tinham combinações de tons diferentes naturais. Fomos por este caminho desde o início. Creio que naturalmente fomos atraindo clientes com este gosto e este conceito. Mas na verdade, fazemos de tudo. Instrumentos pintados, aerografados, pirografados, plotados etc.

(GMB): Em sua produção você utiliza algumas madeiras brasileiras que são pouco utilizadas na fabricação de guitarras pelas grandes indústrias, poderia nos falar um pouco sobre as características tonais delas? (ex: teca, garapa, muiracatiara, etc.)

(SB): Quando começamos em 2003 o mogno tinha acabado ter sua comercialização proibida. Desde então, pensei que era preciso descobrir alternativas para as madeiras consagradas pela indústria. E temos a sorte de estar no Brasil, um país riquíssimo nesta matéria prima.
Kian Les Paul Teca
Qualidade e diversidade não faltam. Então era questão de experimentar.
A garapa e a muiracatiara, assim como a muirapiranga, o louro-faia e outras são madeiras pesadas, duras. Uso geralmente como tampo, por sua beleza e figuração. Trazem frequências mais agudas para a sonoridade. Então é importante combiná-las com madeiras para o corpo e braço com características opostas, para conseguirmos um instrumento balanceado.
A teca é uma madeira de origem asiática, largamente usada na indústria naval desde a época
das grandes navegações. Praticamente se extinguiu de sua área original. De 50 anos pra cá tem sido cultivada nas regiões do Pantanal e da Amazônia, com grande sucesso. E recentemente está reaparecendo para o mundo. Seu uso em luteria foi uma belíssima surpresa. Ela é macia, fechada, ótima para se trabalhar e linda! Seu som é equilibrado com destaque para frequências médio-agudas. Tão boa que é até difícil combiná-la com outra.
Além das madeiras citadas, utilizamos mais de 50 espécies diferentes, muitas sem citação em luteria. Espetaculares em som e visual. Pau-cetim, feijão-cru, biquiba, pau-aço são algumas delas.

(GMB): Outra característica nas guitarras Kian é a utilização de escudos de madeira ou cobre. Além da questão estética, eles trazem benefícios em termos de sonoridade?

Telecasters Relikian
(SB): Procuro fazer com que todos os detalhes nos instrumentos sejam arte, e que também estejam em harmonia com o conjunto. Os escudos de madeira são uma opção essencialmente estética. Já os de metal, como o cobre, o alumínio ou o latão, mais usados na nossa linha “Relikian”, tem uma grande contribuição fazendo uma blindagem eletrostática natural. Em instrumentos com captadores ”single coil” eles ajudam muito na diminuição do ruído.

(GMB): Qual o conceito/proposta dos modelos “Relikian”? Eles possuem algum diferencial com relação aos outros modelos da Kian?


(SB): A Kian fabrica instrumentos inteiriços totalmente personalizados. Todos os detalhes e medidas podem ser customizados. A Relikian é nossa linha de instrumentos feitos de maneira mais simples. Os modelos são pré-determinados, geralmente baseados em clássicos consagrados como Telecaster e Les Paul. São feitos em uma máquina CNC, portanto, não permitem muita customização nas medidas. Os braços são parafusados ou colados ao corpo. Mas as madeiras são as mesmas usadas na Kian e as peças idem. O acabamento pode ser bem relic, descascado, craquelado, ou mais conservador em verniz fosco mostrando a madeira.

(GMB): Além da construção de instrumentos musicais, vocês oferecem outros tipos de serviços (regulagens, restauros, etc.)?
(SB): Sim, mas sem dúvida o nosso foco é a fabricação de instrumentos personalizados. Oferecemos também o serviço de conificação de escala (compound radius).

(GMB): A escala cônica é um método exclusivo da Kian? Conte-nos um pouco sobre os benefícios proporcionados por ela.

Baixo PJ Signature II
(SB): A escala cônica já existia quando a “descobrimos” como possibilidade. Ela considera que se as cordas saem da ponte em um afastamento maior do que chegam ao nut, e com uma curvatura, elas geometricamente são a secção de um cone, não de um cilindro. Então pensamos que a escala deveria acompanhar este cone, variando seu raio ao longo de sua extensão.
Criamos uma fórmula para calcular a geometria de cada escala, levando em conta as medidas do instrumento em questão. E também criamos a máquina para fabricá-la.
Fazemos a conicidade uniforme, sem degraus e, personalizada. Talvez este conjunto de
detalhes seja sim uma exclusividade nossa.
Quando se toca em um instrumento com esta escala, as pessoas se impressionam com a facilidade e conforto para tocar. Costumam perguntar se o calibre da corda é menor do que o que realmente é. Além disso, ela permite uma regulagem mais baixa sem deixar as cordas com pouco som ou encavalando os bends. Permite uma regulagem agradável para músicos de vários estilos.
Até hoje, nunca fabricamos uma escala cilíndrica. A cônica é uma vantagem muito palpável e perceptível para o músico.

(GMB): Como você vê a luteria brasileira hoje?

(SB): O que me deixa mais feliz é a mudança de mentalidade no público.
Se até pouco tempo os músicos, principalmente guitarristas, tinham o sonho cego de possuir esta ou aquela guitarra de marca, igual à do seu ídolo, hoje muita gente sonha com seu instrumento único, feito com sua cara, suas medidas, sua personalidade.
O nível dos luthiers está muito bom em todas as áreas, em diversas partes do Brasil. Torço para que esses profissionais busquem cada vez mais ter sua marca registrada, sua personalidade, sua cara. Acho que este é o caminho do sucesso da profissão e de cada um.






CONTATOS KIAN GUITARS

Endereço: Rua David Campista, 210, Belo Horizonte, Minas Gerais

Fone: (31) 3245-3998





Banda Cálix: http://www.calix.com.br/



Comentários

  1. Esse entende do que faz!! um sonho para qualquer guitarrista ter um bela guitarra Kian.

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