Com a palavra, o luthier: Celso Freire (Dreamer Guitarworks) fala sobre trastes inox


O inox (stainless steel) é um material utilizado largamente em vários segmentos industriais quando se pretende conferir maior durabilidade a um determinado bem que necessite de uma liga metálica. Geralmente ele é composto pela combinação de ferro e cromo, possuindo alta resistência à oxidação.  
Nos últimos tempos, o aço inox vem sendo utilizado na produção de trastes para guitarra substituindo os tradicionais trastes de Alpaca (feitos de cobre, níquel e zinco). Mesmo não sendo (ou pouco) utilizado nas linhas de produção dos grandes fabricantes de guitarras, o fato é que eles caíram no gosto de muitos músicos e luthiers, que mencionam consideráveis benefícios proporcionados à tocabilidade do instrumento.
Para saber mais sobre o assunto, resolvemos conversar com o experiente luthier Celso Freire, que desde 1991 comanda a oficina de luteria Dreamer Guitarworks. Com a palavra, o luthier:


*OBS: Todas as fotos são de trabalhos realizados pelo luthier Celso Freire com trastos de inox.


Fender Am. Dlx. c/trastos inox
Guitarras Made In BraSil (GMB): Em termos de tocabilidade, quais são as vantagens proporcionadas pelos trastes inox? Você acha que eles possuem algum tipo de desvantagem?

Celso Freire (CF): São mais lisos, facilitam bends, pois atritam menos com as cordas. Não existem desvantagens. Não alteram timbre. Duram muito mais.

(GMB): Os trastes de inox são mais difíceis de instalar do que os trastes comuns?

(CF): Sim, exigem ferramentas especiais pra Inox e devem ser curvados de acordo com a escala.

(GMB): Geralmente os trastes inox estão presentes na maioria das vezes em guitarras custom made, porém, mesmo nas linhas mais caras, são pouco utilizados pelos tradicionais fabricantes de guitarra. A que você atribui esse fato?

(CF): Os tradicionais fabricantes de guitarras, como Fender e Gibson, evitam ao máximo qualquer mudança na sua linha de produção.

(GMB): Você teria algum conselho para os profissionais que pretendem instalar os trastes de inox?

(CF): Aprendam antes. No Brasil são raríssimos os luthiers que fazem um serviço considerado bom com trastes comuns. Trabalhando com Inox, certamente seriam um desastre.
Gibson Les Paul R9 com trastos inox

(GMB): Caso os trastes de inox precisem ser substituídos por algum motivo, é possível instalar trastes de alpaca em substituição?

(CF): Claro, seria uma troca de trastes como outra qualquer.

(GMB): Com relação ao encordoamento a ser utilizado, é recomendável a utilização de cordas de inox em guitarras com trastes de inox ou as cordas tradicionais de aço revestidas com níquel ou bronze podem ser utilizadas sem maiores problemas?

(CF): Qualquer corda terá a durabilidade aumentada ao ser usada com trastes Inox, principalmente pra guitarristas que usam muitos bends.


CONTATOS CELSO FREIRE / DREAMER GUITAR WORKS


Guitarras Dreamer Guitarworks





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)