Minha Guitarra Custom com Kleber K Shima

Saudações, prezados leitores!

Na seção “Minha Guitarra Custom” de hoje, conversaremos com o guitarrista Kleber K Shima, guitarrista da banda Hot Rocks, professor nos institutos IMKS, IG&T, EM&T, youtuber, colaborador da revista Total Guitar Brasil e capa da revista Cover Guitarra em fevereiro de 2009. Ele nos contou todos os detalhes de sua guitarra signature feita em parceria com o luthier Ivan Freitas (Music Maker) e falou sobre projetos atuais e vindouros.

Nossos sinceros agradecimentos ao Kleber K Shima pela participação.



Por: Álvaro Silva (ahfsilva@gmail.com)

*Obs: clique nas fotos para obter melhor visualização.

Kleber K Shima e sua MM Signature

Ao longo dos anos, você já teve a oportunidade de tocar vários modelos clássicos de guitarras fabricadas por marcas consagradas no mercado. O que te levou a desenvolver um modelo custom junto com o luthier Ivan Freitas (Music Maker)?

Kleber K Shima: Foi uma seleção natural, pois sou amigo do luthier Ivan Freitas há mais de 20 anos, desde a época em que ele só fazia regulagens de instrumentos. Como ele mesmo declarou, fui um dos primeiros que o incentivou a fabricar seus próprios instrumentos, tanto é que a primeira guitarra fabricada por ele em série (modelo Custom Pro) pertence a mim, número de série 001. Usei essa guitarra quando saí na capa da revista Cover Guitarra em fevereiro de 2009 e toco com ela até hoje. Resumindo, tenho uma história muito bonita com a marca.

MM K2S

Sua guitarra segue a linha do modelo Les Paul, mas tem algumas características bem peculiares. Conte-nos um pouco sobre os detalhes técnicos da sua guitarra – a Music Maker K2S Signature.

Kleber K Shima: A principal diferença é que ela é toda de mogno (corpo, braço e tampo), fazendo com que ela seja mais encorpada do que uma Les Paul normal. Ela possui trastes de aço inox que são bastante duráveis. Aliás, não consigo mais tocar em trastes da Gibson, que possuem o traste terminando no friso, pois várias vezes a corda enrosca nessa posição. Além disso, ela possui fácil acesso às últimas casas da escala (na Gibson é impossível ter um bom acesso). Também possui dois captdores Classic 60 da Music Maker, que ajudei a desenvolver. São parecidos com o Alnico II Pro da Seymour Duncan, porém com um pouco mais de ganho e um pouco menos de grave, pelo fato da guitarra ser toda de mogno.
Outra diferença é que hoje a Gibson usa um método de construção chamado "tone chambers" com buracos no corpo para deixar a guitarra mais leve. Eu não gosto, prefiro o som das maciças, que apesar de serem mais pesadas, possuem mais punch.
Continuando, minha guitarra possui ponte Graphtech LB-63 com string saver, uma proteção de teflon nos saddles, que evita a quebra das cordas. A Gibson também usa essa ponte no modelo do Alex Lifeson, guitarrista do Rush, que por sua vez serviu de inspiração para minha guitarra.  
Para tocar em afinação drop d, colocamos um EVH D-Tuna. Apesar de a ponte ser estilo Floyd Rose, não possui backbox por causa do D-Tuna.  Penso que para tocar ao vivo, o sistema com micro afinação é o mais eficaz de todos, pois mantém as cordas afinadas durante uma apresentação inteira, acho melhor que tarraxas com trava e do que sistemas eletrônicos de tarraxas que afinam sozinhas (testei, mas não consegui me adaptar).


Ponte Graphtech em detalhes


Você considera que com a Music Maker KS2 Signature você chegou ao chamado “timbre ideal”?

Kleber K Shima: Em termos de guitarras estilo Les Paul, com certeza. Muitos puristas criticam que é uma heresia colocar ponte estilo Floyd numa Les Paul, mas para mim, isso é perfeito, pois mantenho a guitarra sempre afinada, tenho uma alavanca de alta performance quando precisar, mudo a afinação para D num toque e ainda tenho o timbre gordo com muito sustain de uma Les Paul. Juntando com os detalhes como fácil acesso, trastes de inox, push pull para defasar os captadores e o sistema string saver da Graphtech, para mim a K2S é a Les Paul que eu sempre sonhei, de forma totalmente mecânica, sem nenhum aparato eletrônico.


Ivan Freitas e K Shima


Como anda a carreira? Podemos esperar alguma novidade sua este ano?

Kleber K Shima: Muito feliz por ser o único artista internacional da Dunlop no Brasil. Além disso, tocarei com o Andreas Kisser e com os irmãos Busic (Dr. Sin) no evento comemorativo de 50 anos da Dunlop, que acontecerá em dezembro.
Acabei de fechar uma parceria com os amplificadores Pedrone. Usarei o modelo Super Clean, com caixa 2X12, que casaram perfeitamente com minhas guitarras Music Maker e com meus pedais Dunlop/MXR. As outras marcas que me apoiam são: iRig, Amplitube, Vulcan Cases, Boombags, Creation FD, Santo Angelo, Heil Sound, Fire Custom Shop e Graphtech.
Além desses projetos e apoio que citei, tenho minha escola de música (Instituto Musical IMKS), dou aula no EM&T São Paulo (set up e prática de bandas), escrevo para a revista Total Guitar Brasil, tenho dois CDs instrumentais e toco com a Banda Hot Rocks.
Ah! Este ano farei a segunda edição do Guia de Pedais da revista Guitar Load. A primeira edição foi pioneira no Brasil, sendo o primeiro guia de pedais feito no país! Desta vez será feito em vídeo. Aguardem!   


Kleber K Shima demonstrando sua guitarra Music Maker


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre pau-ferro com o luthier Gustavo Poli Konno (Klingen Guitars)