Bate-papo com a luthier Paula Bifulco (Pauleira Guitars)


Saudações!

Nesta edição do Bate-papo, conversamos com a luthier Paula Bifulco, masterbuilder da Pauleira Guitars, localizada na cidade de São Paulo/SP. Além dos serviços de manutenção em instrumentos de corda e cursos de luteria, ela desenvolve trabalhos de construção e customização muito interessantes, em que a riqueza nos detalhes e a exclusividade são verdadeiros diferenciais.

Ao longo da entrevista ela nos contou um pouco sobre seu início na luteria, a carreira de luthier, dentre outros assuntos.

Ficam registrados aqui nossos sinceros agradecimentos à Paula, que cedeu um pouco de seu tempo para conversar conosco.

Se você quer conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pela Paula/Pauleira Guitars, disponibilizamos os contatos no final da página, logo após a entrevista.

* Clique nas imagens para melhor visualização.

* Todas as fotos foram retiradas no Facebook da Pauleira Guitars.

Guitarra Pauleira Amazona

Guitarras Made In BraSil: Quando se iniciou o interesse pela luteria?

Paula Bifulco: Comecei a me interessar pelo assunto quando terminei de construir minha primeira guitarra. Fiz um curso para isso, mas ainda não me imaginava atuando na área. Afinal, meu objetivo em aprender esse assunto era criar repertório para poder trabalhar como editora de conteúdo. Por fim, acabei fazendo as duas coisas: tive meu próprio blog no qual escrevia matérias sobre luteria, ao mesmo tempo em que ia construindo guitarras e aprendendo cada vez mais.

Guitarras Made In BraSil: Além dos serviços de construção, manutenção e customização, você também está oferecendo curso de luteria. Você poderia nos contar um pouco sobre o curso?

Paula Bifulco: Faz algum tempo que venho estudando essa opção. O curso também vem como uma forma de compartilhar conhecimento fazendo com que as pessoas se envolvam cada vez mais nessa área (seja para uso próprio ou profissional), mantendo o mercado funcionando. Para isso, criamos algumas modalidades de cursos, desde o básico para quem nunca teve contato com o instrumento, passando por regulagens mais complexas, construções, customizações – por enquanto num formato de aulas particulares – envolvendo muita prática, sempre buscando fazer com que o aluno se sinta confiante das atividades que pratica nas aulas do curso que escolheu.
 
Les Paul Junior Pauleira

Guitarras Made In BraSil: Quais são os principais desafios no cotidiano de um luthier?

Paula Bifulco: São vários. Vou falar por mim que já passei por isso, mas o principal desafio é manter a oficina sempre em movimento, sempre vendendo.
Para isso, não basta apenas ser técnico, ter conhecimento e saber fazer um serviço bem feito. É preciso estudar o mercado, entender onde estão as oportunidades, se moldar as mudanças sociais e econômicas dentro do que você, como profissional, se propõe a oferecer para o mercado.

Guitarras Made In BraSil: Como é o processo de fabricação dos seus instrumentos? Eles são feitos à mão ou você usa CNC em algumas etapas?

Paula Bifulco: Por enquanto ainda faço boa parte manualmente, uso máquinas que facilitam o processo. Vou investindo conforme consigo.
Não descarto a idéia de um dia ter uma CNC. Gosto da ideia de usar o tempo para novos projetos e para as pessoas. Posso deixar o automatizado para as super máquinas.

Guitarra Pauleira


Mini Rickenbacker Pauleira
Guitarras Made In BraSil: Qual foi o serviço (construção/customização) mais inusitado que já passou pela sua oficina?

Paula Bifulco: Tem dois que tive a oportunidade de realizar ano passado (foram duas construções): a Mini Johnny Ramone e a Mini Rickenbacker. Duas mini guitarras que fizemos com dimensões para crianças e adultos ao mesmo tempo, ambos presentes dos pais para os filhos. É raro fazermos algo para crianças e ao mesmo tempo é sensacional.



Guitarras Made In BraSil: É muito comum vermos discussões sobre a influência da madeira no timbre da guitarra. Alguns acham que possuem muita influência, outros destacam que a influência é mínima. O que você acha sobre o tema?

Paula Bifulco: Sobre o tema da influência do timbre da madeira, acho válido entender os diversos pontos de vista, mas no final das contas, ninguém tem a mesma percepção e cada um vai ter uma sensação e uma opinião diferente.

Gosto de explorar madeiras diferentes quando posso. Uso para meus próprios projetos e o que experimentei posso oferecer para algum cliente de acordo com o projeto. Acho que tem boa influência, mas o restante das configurações (captação, cordas, ajustes, nut, peças, ponte) também tem e busco o equilíbrio com o conjunto: madeiras + configuração da guitarra + músico.

Pauleira Amazona

Guitarras Made In BraSil: Quais as suas dicas e conselhos para quem deseja seguir na carreira de luthier?

Paula Bifulco: Para quem deseja seguir na carreira, eu aconselho fazer cursos presenciais e estudar. A internet está cheia de coisas legais que te ensinam a fazer sozinho. Acho válido ter essa imensa biblioteca virtual como suporte, mas ela não substitui a experiência, que é tudo que você vai precisar para montar uma oficina ou trabalhar em uma.

Guitarra Pauleira


CONTATOS PAULEIRA GUITARS/LUTHIER PAULA BIFULCO

                                                                                                      











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre pau-ferro com o luthier Gustavo Poli Konno (Klingen Guitars)