Entrevista: Jean Mendes (Mendes Luthieria)

Inovação e personalidade: conheça o trabalho do luthier Jean Mendes (Mendes Luthieria) e seus incríveis contrabaixos.

Contrabaixos Mendes Luthieria.

Jean Mendes começou a dar os primeiros passos na luteria logo na adolescência, aos quinze anos de idade, quando movido pelo desejo de tocar contrabaixo, resolveu ousar fabricando o próprio instrumento.  Para tanto, valeu-se dos restos de uma cama velha de sua mãe. À época (inicio da década de noventa), conseguir informações técnicas para construir um instrumento era tarefa difícil, pois a internet ainda não era muito popular e não havia muitas publicações disponíveis no mercado sobre o assunto.

Em 2009, após anos fabricando instrumentos musicais para uso próprio, resolveu fazer do passatempo profissão: fundou a Mendes Luthieria, empresa especializada na construção de contrabaixos e manutenção em instrumentos de cordas variados.

Os instrumentos fabricados pela empresa chamam atenção pelo visual exclusivo, ergonomia e sonoridade diferenciada propiciada pelo sistema de captação desenvolvido pelo próprio luthier a partir de muita pesquisa.

Ao longo do bate-papo, ele nos contou um pouco sobre seu contato inicial com a profissão, falou sobre os produtos oferecidos ao público, madeiras nacionais que gosta de utilizar, dentre outros assuntos.

Por Álvaro Silva (ahfsilva@gmail.com)

Mendes Puzzle.

Quando começou sua história na arte da luteria?

Jean Mendes: Minha história com a luteria começou há quase 30 anos, quando eu ainda tinha 15 anos de idade.

Como muitos adolescentes, eu e meu amigo Daniel queríamos tocar rock sem nem mesmo saber tocar algum instrumento. Pensava em ser guitarrista, mas certo dia o Daniel me levou num Festival de Música na escola dele. Acabei me encantando com o contrabaixo ao ouvir o baixista tocar.

Eu queria um baixo e o meu amigo uma guitarra, mas, como dois adolescentes poderiam tocar sem nem mesmo ter o instrumento? Meu pai achava que ser roqueiro não era muito legal. Com medo de que ele não comprasse um instrumento pra mim, tive a ideia de construir um. E foi assim, com muita ousadia numa época em que ainda não tínhamos internet e acesso a informação, que eu tive o meu contato inicial com a luteria. Desde então nunca mais parei.

Fiz o meu primeiro baixo dentro do apartamento em que eu morava com os meus pais, utilizando os restos de uma cama velha da minha mãe. 

Vocês fabricam outros modelos de contrabaixo além dos disponibilizados no site?

Jean Mendes: Sim. Fabricamos os seguintes modelos de contrabaixo: o Groovemaker, o Sharp Bass, o Fusion Bass, o LAM Bass e o Puzzle Bass. Também fabricamos o exclusivo StickBug, os baixos Mendes EUB (Electric UpRight Bass) e o LOG by Mendes.

Mendes Groovemaker.

São modelos customizáveis? O que o cliente pode escolher?

Jean Mendes: Os baixos Mendes são fabricados sob encomenda e de acordo com a necessidade e a preferência de cada cliente. É possível escolher a cor da escala, a cor do hardware, a cor do instrumento, opções de Preamp Mendes Original Master, opções de captador Mendes e outros detalhes.

Como tem sido a aceitação do público com relação aos instrumentos originais criados pela empresa?

Jean Mendes: Estamos no mercado desde 2009, e ao longo destes anos fomos consolidando nossa marca no mercado. Nossa missão é "fabricar instrumentos com sonoridade, design e ergonomia inovadores que satisfaçam e superem as necessidades e os anseios de cada músico". Graças a Deus nós temos cumprido nossa missão e conquistado o carinho dos baixistas.

Além dos contrabaixos, quais são os outros produtos e serviços oferecidos pela empresa?

Jean Mendes: Fabricamos o Preamp Mendes Original Master e os captadores Mendes Custom Shop. Também prestamos serviços de guitartech e customizações.

Preamp Mendes Original Master 3EQ.

Quais são as principais virtudes dos contrabaixos Mendes?

Jean Mendes: A sonoridade. Os baixos Mendes são versáteis e possuem uma variedade de timbres que proporcionam liberdade para o músico tocar. Além disso, o design e a ergonomia permitem uma excelente tocabilidade. Os baixos Mendes são muito leves e confortáveis para tocar.

A maioria dos modelos da Mendes utiliza como matéria-prima espécies de madeiras brasileiras. Com quais delas você gosta mais de trabalhar?

Jean Mendes: Trabalhamos com madeiras brasileiras como marupá, imbuia, cedro-rosa, roxinho, pau-marfim, jatobá etc.

Mendes Fusion Bass fretless de 6 cordas.

Como a pandemia afetou o cotidiano da empresa?

Jean Mendes: Tanto na produção como na realização de serviços continuamos trabalhando normalmente e até mesmo aumentamos nossos atendimentos.

A empresa participou das duas últimas edições da Music Show. Qual é a importância desse tipo de evento para o setor? Conte-nos como foi essa experiência.

Jean Mendes: Participar de eventos como a Music Show é de extrema importância para nossa empresa. Estamos instalados em Mococa, interior de São Paulo e comercializamos nossos produtos para todo Brasil. Estar numa feira especializada em música na cidade de São Paulo apresentando nossos produtos é muito importante para empresas como a nossa. A Music Show apoia as empresas pequenas e não somente as grandes.

Ter um setor dedicado à luteria é um diferencial incrível da feira Music Show.

Celso Pixinga (à esquerda) e Jean Mendes (à direita) durante a Music Show.

Alguma novidade programada para este ano?

Jean Mendes: Sim. Várias novidades: novos produtos, novas parcerias, como por exemplo, os baixos LOG by Mendes.

Maiores informações no site, Facebook, Instragram e YouTube da Mendes Luthieria.

Comentários

  1. Gratidão pelo carinho, Álvaro. Deus te abençoe. Mendes Luthieria, liberdade para seu talento!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre pau-ferro com o luthier Gustavo Poli Konno (Klingen Guitars)