Entrevista: luthier Rafael Soler (R. Soler Custom Guitars)


Conheça a trajetória profissional do luthier Rafael Soler (R. Soler Custom Guitars)

Rafael Soler é luthier e proprietário da marca R. Soler Custom Guitars, empresa especializada na manutenção de instrumentos de cordas e fabricação de guitarras e contrabaixos, localizada na cidade de Presidente Prudente, São Paulo.

Todos os instrumentos são fabricados artesanalmente pelo luthier e seguem um rigoroso padrão de qualidade, empregando madeiras selecionadas e hardware de primeira qualidade. Outro diferencial é o relacionamento transparente com o cliente, que recebe todas as atualizações sobre o projeto em desenvolvimento.

Ao longo da entrevista ele nos contou sobre como iniciou na luthieria, falou um pouco sobre madeiras nacionais, processos de fabricação, desafios inerentes à profissão, dentre outros assuntos.

 Por Álvaro Silva (ahfsilva@gmail.com)

 

Luthier Rafael Soler.

O que te levou a ser luthier? Faz muito tempo que iniciou na profissão?

Rafael Soler: Comecei a tocar violão e guitarra aos treze anos de idade, e na época, quase não havia professores na minha cidade. Quando meus instrumentos precisavam de algum ajuste ou manutenção eu não tinha a quem recorrer. Com isso, comecei a tentar fazer as manutenções e ajustes que iam surgindo, quando menos percebi, meus amigos estavam trazendo os instrumentos deles pra eu regular e arrumar. Logo vi que poderia ganhar dinheiro com isso.

 

Você chegou a fazer algum curso para se profissionalizar?

Rafael Soler: Curso mesmo, com certificado, eu fiz só um oferecido pela Sayerlack.  Ele versava sobre vernizes e técnicas de aplicação em madeira. Alguns anos depois, o dono da fábrica de violinos Nhuerson me deu um minicurso sobre manutenções básicas em instrumentos clássicos.

 

Telecaster R. Soler.

Além da construção de guitarras e contrabaixos, quais são os outros tipos de serviço que você presta ao público?

Rafael Soler: Trabalho com todo tipo de manutenção e assistência técnica em instrumentos de corda em geral.

 

Você poderia nos contar um pouquinho sobre como é o processo de fabricação dos instrumentos R. Soler Custom Guitars?

Rafael Soler: É um processo bem minucioso e que requer muita conversa para eu extrair do cliente tudo o que ele realmente quer do instrumento. Mostro todos os tipos de madeiras e suas características, começamos a definir modelo, peso, cor, tipos de peças e acabamento. Depois de tudo definido, inicio os primeiros cortes. Todas as etapas são fotografadas, pois caso surja algum detalhe que o cliente queira incorporar ao projeto, podemos fazer a tempo. O objetivo é materializar o sonho do cliente.

 

Baixo R. Soler Precision.

Falando um pouco sobre madeiras brasileiras. Com quais delas você mais gosta de trabalhar?

Rafael Soler: Compro madeiras há mais de 20 anos. Sempre que passo em algum lugar e vejo algo interessante eu tento comprar. Já peguei madeiras em marcenarias antigas, madeireiras, barracões de chácaras e fazendas. Tenho jacarandás, por exemplo, com mais de 50 anos guardados.

Gosto muito da cerejeira, tauari, cajarana, guajuvira, santa-bárbara e por aí vai. Temos uma infinidade de ótimas madeiras no Brasil. Uma de minhas missões é fazer os músicos brasileiros se darem conta disso. Muitos clientes me procuram querendo que eu faça instrumentos com madeiras importadas, e sempre procuro mostrar que temos ótimas opções por aqui e que não precisamos trazer nada de fora em relação às madeiras para a fabricação de instrumentos de corda.

 

Já teve alguma experiência negativa com alguma?

Rafael Soler: Sim. Muitas. Minha vida é experimentar madeiras, já cortei de tudo. E muitas delas não têm os requisitos básicos para serem usadas em instrumentos musicais. Podem ser leves, fracas, quebradiças, algumas lascam com muita facilidade ou podem ser excessivamente pesadas, duras e ruins de trabalhar a ponto de quebrar ferramentas, cegar fresas e serras. Algumas são oleosas demais e não reagem bem a colagem.

Enfim, não existe regra, tipo “essa pode ou essa não pode”. Com anos de prática, fui definindo critérios que mostram quais tipos são mais estáveis, com peso ideal, com padrão de figuração bonito, quais reagem bem a colagem e até mais fáceis de dar acabamento.

 

Como andam as expectativas com a inauguração da loja/showroom?

Rafael Soler: Estou muito otimista. É uma nova fase na minha vida. Estou muito feliz em poder oferecer mais qualidade e variedade aos meus clientes e amigos.

 

Fachada da nova loja recém inaugurada.


O luthier é um profissional valorizado no Brasil?

Rafael Soler: Sim e não. Na medida em que a profissão se torna mais conhecida, a tendência é ser mais valorizada. Mas ainda temos muito a conquistar. O consumidor brasileiro ainda subestima o instrumento nacional, acha que sempre o americano, por exemplo, é melhor. Na prática, muitas vezes não é bem assim. Já fabriquei instrumento de R$6.000,00 (seis mil reais) que botou instrumento americano de R$20.000,00 (vinte mil reais) no bolso em relação a timbre, ergonomia, conforto, afinação e regulagem em testes práticos de comparação.


Quais são os grandes desafios enfrentados na profissão?

Rafael Soler: Acredito que o maior desafio de qualquer luthier brasileiro é fazer o consumidor optar por comprar seu instrumento ao invés de comprar um instrumento importado fabricado por alguma marca famosa. Muita gente acaba comprando instrumento das grandes marcas só por vaidade e ostentação, quando na verdade temos uma série de luthiers brasileiros que fazem instrumentos magníficos e que não deixam nada a desejar diante de qualquer instrumento importado.

 

Stratocaster R. Soler.

Além da inauguração da loja/showroom teremos mais alguma novidade ainda este ano?

Rafael Soler: Estou com uma ideia de uma vez por mês abrir o espaço físico aqui da loja pra realização de jams, proporcionando a integração dos músicos e oferecendo ao cliente a oportunidade para testar e analisar os instrumentos que fabrico artesanalmente, comparando com os importados das marcas famosas.

 

Considerações finais.

Rafael Soler: Valorizem os profissionais sérios e comprometidos que temos.Valorizem o produto artesanal brasileiro. Valorizem nossas madeiras, peças e fabricantes nacionais. Estudamos muito para oferecer o melhor resultado a vocês.

 

Maiores informações no Facebook, Instagram e YouTube da R. Soler Guitars.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)