Projeto Telecaster - Parte I

Suhr Classic T sonic blue

Conhecida pela versatilidade sonora e simplicidade, a Telecaster é uma guitarra de corpo sólido, introduzida no mercado no início da década de cinquenta pelo genial inventor e empresário Leo Fender, fundador da famosa fabricante americana de instrumentos musicais que carrega seu sobrenome. Através dela, heróis da música de variados estilos musicais encontraram sua voz e eternizaram sua arte, vide Keith Richards, Roy Buchanan, Brad Paisley, Albert Collins, Bruce Springsteen, Danny Gatton, James Burton, Clarence White, Syd Barrett, Steve Cropper, Muddy Waters, Prince e muitos outros.

 

Apaixonado por guitarras que sou e um infeliz não proprietário de uma Telecaster, resolvi que o momento é oportuno para dar início a um projeto especial: a aquisição de uma Telecaster custom shop fabricada utilizando madeiras brasileiras.

 

Como já tenho alguma noção sobre o funcionamento das guitarras e sonoridades que me agradam, não foi difícil definir a escolha do conjunto de madeiras e peças que possibilitarão o alcance do resultado almejado. Mas o que pretendo? Uma sonoridade clássica de Telecaster, isto é, mais puxada para o agudo (o famoso “twang”), ideal para tocar classic rock, blues e soul music tipo Stax e Motown.

 

Falando sobre madeiras, acredito que freijó para o corpo e pau-ferro para braço/escala formarão um bom conjunto em termos estruturais e sonoros. A princípio esta é minha escolha, mas informo que ela poderá variar quando o projeto sair da fase de cogitação para os “finalmentes”. Cenas para as próximas postagens.

 

Sobre o hardware, a escolha será uma ponte cromada para Telecaster do tipo modern (aquela com seis carrinhos), pois penso que ela facilita muito o processo de regulagem e torna a afinação mais precisa. As tarraxas serão Gotoh, modelo SG381-07-L6-MGT Chrome (com trava).


Gotoh SG381-07-L6-MGT Chrome.

Acerca da parte elétrica, pretendo utilizar captadores nacionais inspirados nos modelos antigos fabricados pela Fender no início da produção da Telecaster. Esses captadores possuem baixo ganho e propiciam uma sonoridade mais “estalada”. Além disso, pretendo usar alguns componentes que já tenho por aqui, como chave seletora de três posições DiMarzio (fabricada pela Switchcraft), potenciômetros DiMarzio (são fabricados pela CTS) de 250k, capacitor Orange Drop (talvez eu mude para PIO) 0.47uf e jack mono DiMarzio (também fabricado pela Switchcraft).

 

Alguns componentes que serão utilizados na elétrica.

No intuito de atualizar o modelo, algumas alterações ergonômicas serão feitas: o corpo possuirá belly cut (aquele famoso contorno na parte de trás que serve para acomodar a barriguinha), forearm  contour (contorno na parte frontal para acomodar o antebraço), tensor tipo spoke wheel (facilitará a regulagem do instrumento) e tróculo arredondado para facilitar o acesso às últimas casas e braço em “C” shape tradicional.

 

Confesso que sou apaixonado por todas as cores clássicas da Fender (surf green, fiesta red, olympic white, burgundy mist, seafoam green, sherwood green, daphne blue firemist gold, inca silver e por aí vai), mas tenho a sonic blue como predileta. Ela me faz lembrar a cor do fogão e dos antigos armários Itatiaia que equipavam a cozinha de minha saudosa Vó Zizi, motivo pelo qual ela será a cor utilizada para acabamento do corpo da guitarra. Para combinar, um escudo na cor mint green cairá muito bem. Como dizem os tiozões: ficará chuchu beleza.

Curiosidadade: o armário era parecido com este foto acima.


Simulação do projeto feita no Kisekae Virtual Image Modeler.


Bom, acho que por enquanto é só isso. Futuramente a ideia é mostrar o passo a passo da construção. Novos detalhes em postagens futuras.


Estamos abertos a parcerias. Basta entrar em contato no email ahfsilva@gmail.com . 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)