Bate-Papo com o luthier Ítalo Queiroz (Aslan Guitars/Ítalo Luthier)


Por: Álvaro Silva (ahfsilva@gmail.com)


Nesta edição da seção Bate-Papo, trocamos figurinhas com o luthier Ítalo Queiroz, também conhecido por Ítalo Luthier, responsável pela construção e desenvolvimento dos belos instrumentos custom shop fabricados pela Aslan Guitarras, de Belo Horizonte, Minas Gerais.  

Durante a conversa, ele nos um pouquinho sobre a Aslan Guitars, madeiras nacionais, os desafios enfrentados na profissão de luthier e as novidades para o segundo semestre deste ano.

Para melhor visualização, clique sobre as fotos.


Aslan Tele


Quando e como surgiu a Aslan Guitars?

Ítalo Queiroz: Inicialmente começamos a fabricar sob o nome de Cousin’s, que em inglês significa primos, e a empresa era capitaneada por mim e por meu primo Kelvin (o nome veio daí).

Certa vez, éramos responsáveis pela manutenção de todos os instrumentos que seriam usados na gravação do DVD de uma banda de Belo Horizonte chamada Preto No Branco. Foi quando um dos integrantes (Clóvis Pinho) usou uma guitarra que havíamos fabricado há algum tempo. A música na qual a nossa guitarra apareceu na gravação do DVD foi uma com participação do cantor  Andre Valadão e teve milhares de visualizações, foi aí que resolvemos investir na fabricação dos instrumentos, nascendo assim a “original mountain of Mines” – a guitarra original de Minas – Aslan Guitars.

É importante citar também, que a marca Aslan Guitars surgiu após quatro anos do início da oficina Ítalo Luthier, logo depois de termos aberto nossa segunda unidade, que fica no Centro de Belo Horizonte, com mais dois sócios.

Além disso, ao longo de nossa trajetória, tivemos a oportunidade de trabalhar com muitos músicos do cenário musical gospel de Belo Horizonte, como o guitarrista Roger franco, Jarley Brandão (Diante do Trono), Pastor Cirilo, dentre outros. Também cuidamos dos instrumentos de músicos e bandas  que passam pela cidade como: Oficina G3, Rosa de Saron, Gabriela Rocha, Marcela Thais, Mauro Henrique (Loop Session) etc.

Aslan Guitars


Quais são os diferenciais da marca?

Ítalo Queiroz: A Aslan Guitars tem uma proposta bem interessante, pois usamos no desenvolvimento e fabricação de nossos instrumentos toda nossa experiência adquirida ao longo de seis anos com reparos e manutenções preventivas em instrumentos musicais de clientes e como assistência técnica de marcas consagradas no mercado. Sabemos muito bem o que é legal ou não.

Além disso, questionamos vários músicos sobre as necessidades deles, seja nos palcos ou em estúdios. Uma das principais reclamações era o peso da guitarra, pois quando muito pesada, gera muitos incômodos. Principalmente para quem toca por duas horas seguidas. Pensando nisto, desenvolvemos uma guitarra realmente leve, o que agradou muitos músicos. Outro diferencial é o “bater dos olhos” (risos), pois basta olhar para as curvas do desenho do headstock para perceber seu design inconfundível.  

Aslan Precision Bass

Você acha que ainda existe preconceito com relação às madeiras brasileiras ou o consumidor já entendeu que algumas delas possuem qualidades fantásticas para fabricação de instrumentos musicais? Quais delas você destacaria?

Ítalo Queiroz: Sim, ainda existe muito preconceito com as madeiras brasileiras. Eu acho realmente uma besteira! Basta fazer uma pesquisa rápida para perceber que o mogno que as marcas consagradas usam é proveniente daqui.

Temos a maior diversidade de espécies de plantas do mundo! A PRS, por exemplo, tem uma série limitada que utiliza madeiras brasileiras de demolição e elas são muito caras! A Fender está usando pau-ferro nas escalas de alguns modelos. Sem falar do nosso jacarandá (brazilian rosewood), que hoje tem o corte proibido, e é a madeira mais querida no mundo da luthieria (e a minha preferida  pessoalmente também).

Aslan Tele

Você pensa em desenvolver modelos próprios de guitarras?

Ítalo Queiroz: Como disse o francês Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Acredito que tudo evolui ou se adéqua. E não é diferente na Aslan! Os modelos tem sua inspiração sim, mas não são meras cópias. Tem a sua identidade a sua originalidade. Isso é notável em nossos instrumentos.


Qual o principal desafio na profissão de luthier?

Ítalo Queiroz: Entender a necessidade do cliente, saber o que o momento está pedindo e o que ele vai precisar no futuro. Estar sempre em busca de aperfeiçoamento, melhorando a cada instrumento. Outro desafio é a carga de impostos em cima de peças, o que acaba encarecendo o nosso produto.

 
Aslan Precision Bass


Planeja algo novo para ser realizado no segundo semestre de 2019?

Ítalo Queiroz: Sim. Está quase tudo certo para expormos na Music Show, que acontecerá em setembro. Estamos muito animados e a fabricação não para. Estamos muito animados e a fabricação não para! Estamos a mil fabricando  os instrumentos que serão expostos. 


Arsenal Aslan Guitars


ASLAN GUITARS



WhatsApp: (31) 9 9400-2431

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)