Bate-Papo com Robson Marquesin (SGT Guitars)


A SGT Guitars é uma empresa que se dedica à fabricação de guitarras e contrabaixos custom shop, sediada em São Paulo/SP. Os instrumentos são produzidos com materiais cuidadosamente selecionados, feitos sob medida para cada cliente e chamam a atenção pela qualidade no acabamento e tocabilidade.

Para conhecer melhor a empresa, conversamos com o músico e empresário Robson Marquesin, proprietário e gestor da marca.

Ao longo do bate-papo ele nos contou como surgiu a SGT, sua relação com os instrumentos musicais, alguns detalhes operacionais da empresa, os diferenciais que agregam valor à marca, explicou as linhas de produtos oferecidas aos consumidores, dentre outros assuntos.

Por: Álvaro Silva (ahfsilva@gmail.com)

Clique sobre as fotos para melhor visualização
 
SGT Thinline

Como surgiu a SGT Guitars? 

Robson Marquesin: A SGT foi fundada em 2015 pelo Sr. Pablo Goldwaiser em parceria com o Seizi Tagima. Logo em seguida, trouxeram o luthier Leandro Walczack para um projeto de construção das guitarras seguindo uma linha industrial, porém custom shop. No começo de 2017, ocorreu o desligamento do Seizi Tagima da sociedade e seguiram o Pablo e o Leandro. Até então, eu era o responsável pelo marketing da SGT. Eu via um potencial muito grande na empresa, mas faltava uma gestão mais arrojada para ela crescer. Foi então que em março de 2018 fiz uma proposta de aquisição da empresa junto aos antigos sócios. A proposta foi aceita e desde então estou à frente da empresa. Fiz algumas alterações: criei novos produtos, mudei a metodologia de trabalho, investi em marketing, equipamentos, mudamos para um prédio de quatro andares no centro de São Paulo e temos conseguido exportar as guitarras SGT para o mundo todo.
Chegamos a um ponto em que a marca virou aspiracional, as pessoas querem ter uma SGT, ainda que seja um valor mais alto se comparado aos instrumentos chineses. As pessoas entenderam que a qualidade e o resultado final valem o seu preço, e o que nos alegra mais ainda é que a demanda dos “gringos” em busca de uma SGT vem crescendo a cada dia, estamos exportando para diversos países e a empresa está em grande ascensão.

Detalhes que fazem a diferença

Qual é a sua relação com instrumentos musicais?

Robson Marquesin: Sou músico e empresário, tenho outras empresas além da SGT, mas o que tem feito a SGT crescer é não pensar apenas como músico e não pensar apenas como luthier. Temos que entregar o melhor produto possível e gerar clientes satisfeitos, assim geramos novos clientes. A visão de empresário me permite entender as necessidades dos clientes e realizar os sonhos deles.

As guitarras/baixos SGT são fabricados à mão?

Robson Marquesin: Sim. Não usamos CNC, mas usamos fresadoras e outras máquinas. Alguns chegam a dizer que se usamos máquinas não somos hand made, mas acredito que sempre uma máquina ou outra entrará no processo, mas de fato somos HAND MADE na veia!

SGT M7 (07 cordas)

Quais são as características que diferenciam as produtos SGT da concorrência?

Robson Marquesin: Acabamento, tocabilidade, prazos (ninguém entrega uma custom shop mais rápido que nós), além dos preços e a experiência do bom atendimento e poder proporcionar a melhor escolha ao cliente. Outro ponto importante é que a SGT atende aos canhotos com qualquer modelo de nossa linha sem alterar o preço do produto, ou seja, direitos iguais.

Detalhes headstock

A SGT apresenta linhas de guitarras/baixos diferenciadas, apresentando variação de preço e de matéria-prima. Você poderia nos contar um pouco sobre essas linhas?

Robson Marquesin: Atualmente trabalhamos com três linhas. São elas: a “Start” - linha de entrada em que não permitimos que o cliente troque madeira do corpo, do braço, ferragens ou captadores, pois desta forma, conseguimos manter uma linha de produção organizada; a linha “Classic” - padrão e mais comum de mercado, porém sempre com a alma da SGT, com ferragens selecionadas e captadores Dimarzio, Malagoli ou SGT, permitindo ao cliente customizar madeiras, ferragens e captadores; a “Standard” - linha mais luxuosa, com tampos e acabamentos “fora da caixa”, essa é aquela linha que faz brilhar os olhos de qualquer um. Além delas, estamos criando uma nova linha chamada “Exotic”, feita somente com madeiras exóticas e com visual realmente bem diferenciado.
  
SGT M1 Superstrato

Você considera o mercado de guitarras/baixos pouco aberto à inovação, tendo em vista que a maioria dos instrumentos são réplicas ou variações de modelos consagrados há décadas?

Robson Marquesin: Na realidade, os guitarristas são mais resistentes a inovações, pois eles sempre tentam se ater aos modelos mais tradicionais. Todavia, aos poucos estamos mudando alguns modelos e temos conseguido bons resultados. Os baixistas, por sua vez, são mais abertos às novidades. Temos conseguido dialogar com os músicos para tentarmos fugir dos padrões. Queremos ter modelos exclusivos, mas temos que entender que os clássicos ainda pagam as contas.


Quais são as maiores dificuldades enfrentadas por quem atua no segmento?
Robson Marquesin: Na SGT sofremos bastante com fornecimento de peças. Os fornecedores têm poucas quantidades e não conseguem atender as nossas demandas, que são grandes. Por esse motivo, começamos a realizar as importações dos insumos diretamente. Além disso, cito também a falta de opções de financiamento por instituições financeiras para aquisição instrumentos.

SGT TC

Teremos algumas novidades da SGT Guitars para este segundo semestre de 2019? 

Robson Marquesin: Em setembro estaremos na feira “Music & Show Exp”. Levaremos alguns produtos novos, como um Precision Fretless, guitarras modelos HSH com ponte Floyd Rose e alguns produtos que ainda não temos em linha. Apresentaremos os Encordoamentos Magma e Captadores DS (importados e distribuídos exclusivamente e oficialmente pela SGT), além de nossos captadores próprios que tem causado grande impacto entre os músicos que testaram. Abriremos uma “Experience Room” em nossa fábrica, nela o cliente poderá andar pela fábrica, conhecer o processo de fabricação, testar e comprar um instrumento ali mesmo, fazer algumas fotos e vídeos para os amigos e tomar aquele café expresso que todo bom músico curte.

SGT LE

Considerações finais:

Robson Marquesin: A SGT adotou um método de vendas que foge ao padrão do mercado Brasileiro, que é a venda somente via internet, sem intermediação de lojas. Desta forma, temos preços acessíveis fugindo da bitributação, e lucros sobre lucros de distribuidores, revendas, representantes. Entretanto, é claro que existe alguma resistência do consumidor brasileiro que adota a “política de São Tomé” - tem que ver pra crer, ou seja, ele quer pegar na mão pra ver se tem toda a qualidade de que todos falam, e resolvemos isso de uma forma muito simples: se não gostar devolve, ou fazemos as mudanças que se fizerem necessárias para que o cliente saia satisfeito. Afinal, temos a plena convicção de que temos um produto de alto nível e queremos sempre atender da melhor forma. Grandes marcas mundiais custom shop só vendem por encomenda e até agora tem dado certo pra nós e seguiremos desta forma. E não se esqueça, visite nosso site www.sgtguitars.com.br, conheça nossos modelos e faça sua compra pelo WhatsApp (11) 99338-6838.

Robson Marquesin


CONTATOS SGT GUITARS







WhatsApp: (11) 99338-6838

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre louro-preto com o luthier Ariel Frainer (Frainer Custom Guitars)