Bate-papo com Christian Bove (Christian Bove Custom Hardware)
Saudações, estimados leitores!
Hoje o assunto em pauta são aquelas
peças, geralmente metálicas, consagradamente denominadas no meio musical de hardware. Caramba, mas o que é isso? Hardware são elementos de ligação entre a
madeira e outros componentes do instrumento musical, essas peças são de
fundamental importância, pois muitas vezes podem interferir na sonoridade e
estabilidade do instrumento – é o caso das pontes e tarraxas; podem servir
também para fixar as partes de um instrumento, como por exemplo, os parafusos e
plates.
Muitas vezes possuem pouco
apelo visual. Entretanto, no universo das customizações o que vale é ser
diferente, e o mais importante: funcional.
Dentro desse segmento de custom hardware, um profissional vem se notabilizando
por fugir do lugar comum sem perder de vista a qualidade do produto. Pois bem,
vamos parar o blá, blá, blá, e iniciar nosso bate papo com ele, o especialista
em confecção e customização de hardware
para instrumentos musicais – Christian Bove.
Christian Bove (CB): Como musico hobista, já tinha
em mente que as ferragens dos instrumentos musicais poderiam e deveriam ser
melhoradas em muito. Há algum tempo atrás um amigo músico me solicitou a
confecção de um neck plate
customizado com serial, logo etc... Essa
foi a faísca que faltava para iniciar a produção de uma linha de peças para
instrumentos musicais.
(GMB): Atualmente quais
tipos de acessórios para instrumentos musicais você fabrica?
(CB): Quando pensamos em produtos custom não há limites para a produção de
um determinado produto. Podemos produzir de uma única peça até implementar a produção de um produto em linha, como por
exemplo os neck plates, pontes para
linha Telecaster e contra baixos, control plates, jack plates, plates para
cases e amplificadores, gabinetes para pedais footswitch, etc. Ao longo de
04 anos já fizemos mais de 2000 peças. Quando uma determinada peça tem
uma
demanda maior colocamos em linha. Algumas destas peças acabam ganhando
releituras no design e texturização que é nosso grande diferencial. Somos a
única empresa no mundo a produzir peças customizadas de acordo com a
necessidade do cliente.
(GMB): Colocando de lado
as gravações customizadas nos plates e
pontes, você já pensou em desenvolver
um produto com o design 100% Christian Bove?
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Moldura captador |
(CB): Sim. Quando falamos em produtos que produzimos em
linha a exemplo da nossa ponte Vintage
para Telecaster desenvolvemos um desenho absolutamente exclusivo. Em relação ao
modelo original fizemos uma série de modificações. Removemos as abas laterais,
aumentamos para 2mm a espessura e largura. Modificamos o desenho do contorno,
implantamos ombros entre a largura e a base o que resultou num produto moderno,
preciso e extremamente robusto, sem perder o ar retrô típico dos instrumentos clássicos.
Este modelo recentemente ganhou marca
própria.
Também desenvolvemos uma ponte
com desenho exclusivo para a linha de baixos super clássicos como o Jazz Bass e
Precision. Introduzimos uma aba traseira bem delineada e suave, aumentamos em
15mm o comprimento para valorizar o finíssimo acabamento do inox trazendo um ar
sóbrio e imponente ao instrumento.
(GMB): O mercado
brasileiro está inundado de produtos asiáticos a preços relativamente baixos.
Como concorrer com esse tipo de produto?
(CB): Esta é uma questão bem
delicada e ampla, requer muita atenção, foco no produto e público. No caso do
produto asiático o grande apelo sempre será o preço baixo. Mesmo com preços
acessíveis o produto asiático tem demonstrado bom padrão de qualidade, porém
sempre serão produtos de larga escala e por consequência sem prestígio. O que procuramos fazer é levar ao musico um
produto de altíssima qualidade e exclusividade que atenda essa expectativa.
Para o músico exigente e com
bom poder aquisitivo a concorrência com grandes marcas internacionais é mais dura.
Tenho que admitir que o músico brasileiro tem me surpreendido positivamente.
Tenho tido muito reconhecimento tanto por luthiers, que fabricam ou instalam,
como por músicos profissionais que usam nossos produtos. Tem sido uma
experiência muito gratificante atender a um público tão exigente e que reconhece
a qualidade que estamos produzindo no Brasil.
(GMB): No caso das
pontes, você fabrica todos os componentes?
(CB): As pontes produzimos somente
os plates, ou bases. As pontes
utilizam vários outros componentes que requerem outros ferramentais para
produzir. Saddles, parafusos e molas,
alavancas e blocos são um assunto à parte.
(GMB): Você utiliza o
mesmo tipo de material na fabricação das pontes, ou os componentes variam de
acordo com o modelo e o tipo de sonoridade que o cliente pretende conseguir?
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Ponte para contra-baixo |
(CB): A ponte de uma guitarra ou
baixo é uma peça de suma importância, pois exerce grande influência no som e é
determinante na estrutura da qualidade e precisão do instrumento. Primeiramente, vou abordar o material. Todas
nossas ferragens são produzidas basicamente em aço inox ou latão. No caso do
inox teremos 02 grupos: magnético e não magnético. A espessura das nossas
pontes é de 2mm. Com o aumento de massa, no caso espessura, aumenta-se também a
resistência, ou seja, qualquer impacto sobre este objeto terá um resultado de grande reflexão produzindo um aumento significativo na vibração das cordas gerando grande ganho de volume e sustain,
este resultado é bem evidente tanto no inox quanto no latão.
No processo de produção
utilizamos máquinas de corte a laser de altíssima precisão que garantem um
desenho com precisão em centésimos de milímetros e por consequência uma
regulagem, acabamento e encaixes perfeitos. Com isto você terá um instrumento equilibrado
e com entonação absolutamente precisa.
Cada material possui uma característica sonora. No caso
das pontes, a combinação dos saddles com
a base proporcionará tonalidades bem distintas.
(GMB): Temos algumas
variantes de matéria-prima para confecção de carrinhos (saddles), blocos para
ponte tremolo e plates no mercado, como o zinco, o alumínio e o aço. Como esses
componentes afetam na sonoridade da guitarra? Podemos dizer que existe um
material que produz um resultado mais satisfatório para o músico em termos de
timbre?
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Ponte Telecaster Modern |
(CB): Quando falamos em timbre
precisamos sempre respeitar o gosto individual de cada músico. Timbre é muito
pessoal. Voltando a pergunta com certeza os materiais influenciarão diretamente
nos timbres.
Os saddles que suportam as cordas de guitarras e contra baixos também evoluíram
bastante ao longo dos anos. Hoje você encontra grande variedade de materiais e
por consequência qualidade também.
Normalmente o que a indústria de
instrumentos fornece são saddles
feitos em ZAMAC ou antimônio e
posteriormente cromados. São Bons? Sim. Poderiam ser melhor? Com certeza.
Nós optamos por trabalhar com
inox ou latão, atualmente importamos os saddles.
Enquanto o inox e o latão
usado na base traz grande volume e sustain,
os saddles determinarão as
características do som, por exemplo: os saddles
em inox tendem a produzir uma tonalidade
mais aguda, enquanto que os saddles
em latão proporcionarão um som forte mais curto e com tonalidade mais média e
grave.
CONTATOS CHRISTIAN BOVE - CUSTOM HARDWARE
Email: ccbove@gmail.com
Telefone para contato: (41) 9255-3838 (VIVO) e (41) 9874-7030 (TIM)
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