Bate-papo com Christian Bove (Christian Bove Custom Hardware)

            Saudações, estimados leitores!

Hoje o assunto em pauta são aquelas peças, geralmente metálicas, consagradamente denominadas no meio musical de hardware.  Caramba, mas o que é isso? Hardware são elementos de ligação entre a madeira e outros componentes do instrumento musical, essas peças são de fundamental importância, pois muitas vezes podem interferir na sonoridade e estabilidade do instrumento – é o caso das pontes e tarraxas; podem servir também para fixar as partes de um instrumento, como por exemplo, os parafusos e plates.
Muitas vezes possuem pouco apelo visual. Entretanto, no universo das customizações o que vale é ser diferente, e o mais importante: funcional.
Dentro desse segmento de custom hardware, um profissional vem se notabilizando por fugir do lugar comum sem perder de vista a qualidade do produto. Pois bem, vamos parar o blá, blá, blá, e iniciar nosso bate papo com ele, o especialista em confecção e customização de hardware para instrumentos musicais – Christian Bove.


Neck plate
Guitarras Made In BraSil (GMB): Como surgiu a ideia do negócio?

Christian Bove (CB): Como musico hobista, já tinha em mente que as ferragens dos instrumentos musicais poderiam e deveriam ser melhoradas em muito. Há algum tempo atrás um amigo músico me solicitou a confecção de um neck plate customizado com serial, logo etc...  Essa foi a faísca que faltava para iniciar a produção de uma linha de peças para instrumentos musicais.

(GMB): Atualmente quais tipos de acessórios para instrumentos musicais você fabrica?

(CB): Quando pensamos em produtos custom não há limites para a produção de um determinado produto. Podemos produzir de uma única peça até implementar  a produção de um produto em linha, como por exemplo os neck plates, pontes para linha Telecaster e contra baixos, control plates, jack plates, plates para cases e amplificadores, gabinetes para pedais footswitch, etc.  Ao longo de 04 anos já fizemos mais de 2000 peças. Quando uma determinada peça tem
uma demanda maior colocamos em linha. Algumas destas peças acabam ganhando releituras no design e texturização que é nosso grande diferencial. Somos a única empresa no mundo a produzir peças customizadas de acordo com a necessidade do cliente.

(GMB): Colocando de lado as gravações customizadas nos plates e pontes, você já pensou em desenvolver um produto com o design 100% Christian Bove?

Moldura captador
(CB): Sim.  Quando falamos em produtos que produzimos em linha a exemplo da nossa ponte Vintage para Telecaster desenvolvemos um desenho absolutamente exclusivo. Em relação ao modelo original fizemos uma série de modificações. Removemos as abas laterais, aumentamos para 2mm a espessura e largura. Modificamos o desenho do contorno, implantamos ombros entre a largura e a base o que resultou num produto moderno, preciso e extremamente robusto, sem perder o ar retrô típico dos instrumentos clássicos.  Este modelo recentemente ganhou marca própria.
Também desenvolvemos uma ponte com desenho exclusivo para a linha de baixos super clássicos como o Jazz Bass e Precision. Introduzimos uma aba traseira bem delineada e suave, aumentamos em 15mm o comprimento para valorizar o finíssimo acabamento do inox trazendo um ar sóbrio e imponente ao instrumento.

(GMB): O mercado brasileiro está inundado de produtos asiáticos a preços relativamente baixos. Como concorrer com esse tipo de produto? 

(CB): Esta é uma questão bem delicada e ampla, requer muita atenção, foco no produto e público. No caso do produto asiático o grande apelo sempre será o preço baixo. Mesmo com preços acessíveis o produto asiático tem demonstrado bom padrão de qualidade, porém sempre serão produtos de larga escala e por consequência sem prestígio.  O que procuramos fazer é levar ao musico um produto de altíssima qualidade e exclusividade que atenda essa expectativa.
Para o músico exigente e com bom poder aquisitivo a concorrência com grandes marcas internacionais é mais dura. Tenho que admitir que o músico brasileiro tem me surpreendido positivamente. Tenho tido muito reconhecimento tanto por luthiers, que fabricam ou instalam, como por músicos profissionais que usam nossos produtos. Tem sido uma experiência muito gratificante atender a um público tão exigente e que reconhece a qualidade que estamos produzindo no Brasil.
Ponte para Telecaster Vintage

(GMB): No caso das pontes, você fabrica todos os componentes?

(CB): As pontes produzimos somente os plates, ou bases. As pontes utilizam vários outros componentes que requerem outros ferramentais para produzir. Saddles, parafusos e molas, alavancas e blocos são um assunto à parte.


(GMB): Você utiliza o mesmo tipo de material na fabricação das pontes, ou os componentes variam de acordo com o modelo e o tipo de sonoridade que o cliente pretende conseguir?

Ponte para contra-baixo
(CB): A ponte de uma guitarra ou baixo é uma peça de suma importância, pois exerce grande influência no som e é determinante na estrutura da qualidade e precisão do instrumento.  Primeiramente, vou abordar o material. Todas nossas ferragens são produzidas basicamente em aço inox ou latão. No caso do inox teremos 02 grupos: magnético e não magnético. A espessura das nossas pontes é de 2mm. Com o aumento de massa, no caso espessura, aumenta-se também a resistência, ou seja, qualquer impacto sobre este objeto terá um resultado de grande reflexão produzindo um aumento significativo na vibração das cordas gerando grande ganho de volume e sustain, este resultado é bem evidente tanto no inox quanto no latão.
No processo de produção utilizamos máquinas de corte a laser de altíssima precisão que garantem um desenho com precisão em centésimos de milímetros e por consequência uma regulagem, acabamento e encaixes perfeitos.  Com isto você terá um instrumento equilibrado e com entonação absolutamente precisa.
Cada material possui uma característica sonora. No caso das pontes, a combinação dos saddles com a base proporcionará tonalidades bem distintas.

(GMB): Temos algumas variantes de matéria-prima para confecção de carrinhos (saddles), blocos para ponte tremolo e plates no mercado, como o zinco, o alumínio e o aço. Como esses componentes afetam na sonoridade da guitarra? Podemos dizer que existe um material que produz um resultado mais satisfatório para o músico em termos de timbre?

Ponte Telecaster Modern

(CB): Quando falamos em timbre precisamos sempre respeitar o gosto individual de cada músico. Timbre é muito pessoal. Voltando a pergunta com certeza os materiais influenciarão diretamente nos timbres.
Os saddles que suportam as cordas de guitarras e contra baixos também evoluíram bastante ao longo dos anos. Hoje você encontra grande variedade de materiais e por consequência qualidade também.
Normalmente o que a indústria de instrumentos fornece são saddles feitos em ZAMAC ou antimônio e posteriormente cromados. São Bons? Sim. Poderiam ser melhor? Com certeza.
Nós optamos por trabalhar com inox ou latão, atualmente importamos os saddles.
Enquanto o inox e o latão usado na base traz grande volume e sustain, os saddles determinarão as características do som, por exemplo: os saddles em inox tendem a produzir  uma tonalidade mais aguda, enquanto que os saddles em latão proporcionarão um som forte mais curto e com tonalidade mais média e grave. 






CONTATOS CHRISTIAN BOVE - CUSTOM HARDWARE


Email: ccbove@gmail.com

Telefone para contato: (41) 9255-3838 (VIVO) e (41) 9874-7030 (TIM) 







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