Bate-papo com Eduardo Dias (Fullertone Pickups)

Humbuker PAF Fullertone Pickups
Em vários segmentos do mercado de consumo é comum ouvirmos a palavra vintage. Mas o que ela quer dizer? Originariamente, essa palavra de origem inglesa era utilizada para designar uma data específica da safra das uvas utilizadas na fabricação do vinho. Em um momento posterior, a palavra vintage foi incorporada pelo mundo da moda como um adjetivo para nomear roupas antigas consideradas clássicas e de singular qualidade.    
No mercado musical o significado empregado não é diferente.  A palavra vintage faz referência a uma época passada, marcada pelo pioneirismo e pela qualidade dos instrumentos fabricados, sendo por isso considerada uma época clássica. No caso específico das guitarras elétricas, a era dourada ocorreu em meados dos anos 50 e 60, período muito profícuo para as pioneiras empresas americanas Fender e Gibson.
Surfando nessa onda dos produtos vintage, hoje vamos bater um papo com o Eduardo Dias, proprietário da Fullertone Pickups, empresa dedicada à fabricação de captadores para baixo e guitarra inspirados naqueles que compunham as clássicas guitarras Fender e Gibson da década de 50 e 60; produtos que até hoje são referência para músicos que buscam qualidade sonora. 


Guitarras Made In BraSil (GMB):Como surgiu a ideia de reproduzir aqueles captadores clássicos, utilizados nas primeiras guitarras elétricas - os chamados captadores vintage?

Eduardo Dias (ED): A ideia surgiu porque um músico e colecionador de São Paulo, chamado Marcus Rampazzo, me relatou que os captadores antigos tinham um timbre que não se encontra nos atuais e também porque o custo dos importados são muito elevados e não traziam o timbre prometido.

Texas Flood 1959 Vintage
(GMB): A procura por esses modelos é grande ou representa um nicho mais restrito no mercado?

(ED): A procura tem aumentado sim.

(GMB): Quais os modelos mais procurados?

(ED): Os modelos mais procurados são os de Fender Telecaster do período 1950 a 1969; os de Fender Stratocaster de 1954 a 1969; e os Gibson PAF’s de 1957 a 1962.


(GMB): A que você atribui o fato de nos dias de hoje, mesmo com uma tecnologia mais desenvolvida disponível para a fabricação de captadores, a procura pelos modelos vintage? Eles são realmente melhores que os modelos que utilizam tecnologia mais moderna no processo de fabricação?

(ED): A procura pelos captadores vintage se dá por alguns motivos: a necessidade de encontrar o timbre dos caras que escutamos e são referências sonoras, isso aliado ao custo menor de fabricação, viabilizando instalá-los em instrumentos mais baratos, obtendo assim um custo benefício legal.

(GMB): Qual é a característica mais marcante dos captadores vintage?

(ED): A característica mais marcante é a simplicidade construtiva com uso de elementos econômicos resultando em um timbre único.
Para ser vintage tem que utilizar elementos mais próximos aos antigos e serem fabricados no modo manual e em equipamentos imprecisos utilizando de componentes de rústica elaboração.


Fender Telecaster 1952 Neck
(GMB): O que mudou no processo de fabricação dos captadores considerando o período inicial para a contemporaneidade?

(ED): Os pickups (captadores) vintage foram dinamizados apos a Segunda Guerra Mundial. Aproveitando elementos construtivos simples, os mais baratos da época e pelo uso de materiais de reaproveitamento de baixa tecnologia, aliados a um processo de elaboração rudimentar e manual.
Os pickups (captadores) atuais têm seus componentes mais elaborados com rígido controle de processo e qualidade, eles usam o melhor aço, o melhor cobre, o imã tem sempre a mesma composição e são fabricados por bobinadeiras CNC (Controle Numérico Computadorizado). Enfim, são perfeitos no conceito industrial. Porém, isso não conseguiu garantir um timbre superior aos antigos modelos vintage, ou seja, a receita está na fabricação manual, no uso de processos de fabricação sem controle acentuado e uso de materiais baratos e de reaproveitamento intenso.

(GMB): Quais são os prós e os contras dos modelos vintage comparados com um modelo de proposta mais moderna?

(ED): Os principais problemas dos vintage são: ruído e a microfonia. Os pickups (captadores) modernos vêm tentando resolver esses problemas, mas perdem feio no timbre e em definição das notas.
 A principal vantagem é o timbre. Os problemas apresentados pelos modelos vintage podem ser administrados pela blindagem, aterramento e parafinamento adequado.


(GMB): É difícil conseguir matéria-prima?

Sistema de bobinamento manual
(ED): Sim. As matérias primas antigas não existem mais como antigamente. Hoje a busca pelos componentes mais similares é grande, porém existem opções equivalentes. Veja o caso do o fio da bobina. Os atuais existem na mesma dimensão e isolamento, porém a resistência do fio é de 5 a 8% inferior. Já os imãs, são produzidos apenas em um lugar do mundo, de forma rudimentar e semi-artesanal. Outro bom exemplo é o aço utilizado na confecção dos parafusos e pinos internos. Conseguimos encontrar esse material muito próximo na composição, e inclusive são os componentes mais baratos.
Com relação aos materiais é possível atingir um nível de similaridade de 95%. Porém, o simples uso destes elementos não garante um timbre vintage.  Por exemplo, nos modelos single coil, o processo de fabricação manual com a dispersão do fio, aliado a um parafinamento adequado, representa nesses modelos a garantia que resulta em um pickup (captador) excelente. Por outro lado, nos modelos PAF, a grande característica está no uso de bobinamentos mecanizados ou automáticos realizados por equipamentos imprecisos.

Contatos Fullertone Pickups: 

https://m.facebook.com/edu.fullertonepickups?ref=bookmark
- Fone: (11) 9 8343-0608
- https://www.youtube.com/user/fullertonepickups/videos


Comentários

  1. Tive ótimos relatos dos captadores do Eduardo. Pedi a cotação de um PAF59 para uma Les Paul Vintage e ele foi muito atencioso, com informações detalhadas de cada um e preços bastante acessíveis. Recomendo.

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  2. Tenho interesse de mudar a captação da minha guitarra condor modelo CLP. Teria uma sugestão de captação ?
    Muito bom esse relato dos captadores vintage.

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  3. Boa tarde, Davi! A escolha da captação é uma coisa muito pessoal. Depende muito do gosto pessoal do guitarrista.
    Uma dica que eu posso te dar é a seguinte: observe as guitarras que seus guitarristas preferidos utilizam e pesquise sobre a captação que eles usam.
    Sobre produtos nacionais, temos fabricantes que oferecem uma variedade muito boa de produtos. Exemplos: Fullertone Pickups, Malagoli e Sergio Rosar.

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