Bate-papo com o luthier Henrique Hutsch (Henrique Luthier/Hutsch Custom Guitars)

            Saudações!

Hoje o bate-papo é com o luthier Henrique Hutsch proprietário da oficina Henrique Luthier/Hutsch Custom Guitars (Belo Horizonte/MG). Além da tradicional regulagem e revisão em instrumentos de corda, a empresa oferece serviços de construção de instrumentos musicais (guitarra, contrabaixo, violão, etc.), customização (pinturas e trocas de componentes), venda de instrumentos e acessórios musicais.
Boa leitura!


Hutsch Telecaster
Guitarras Made In BraSil(GMB): Como começou sua história no mundo da luteria?

Henrique Hutsch (HH): Desde criança, sempre gostei de abrir as coisas pra saber como funcionavam. Gostava de ferramentas e de consertar os aparelhos de casa. Naturalmente, quando tive minha primeira guitarra, a primeira coisa que fiz depois de dar os primeiros acordes, foi desmontá-la completamente para ver seu funcionamento. Não conhecia a profissão de luthier até o dia que precisei realmente de um. Minha guitarra ficou impossível de tocar, e eu não conhecia ninguém que consertava. Depois de muito perguntar, me disseram que havia um profissional específico para isso. Foi aí que conheci a profissão, e ao ver minha guitarra consertada, não tive dúvidas que eu também queria saber fazer aquilo.

Hutsch PRS
(GMB): Você teve um aprendizado formal na construção de instrumentos de cordas, tendo estudado na B&H Escola de Luthieria e com o renomado luthier Vergilio Lima. Qual o nível de importância desse nível de formação no cotidiano profissional?

(HH): Esse aprendizado é crucial. Você pode passar anos para descobrir as coisas básicas, poderia ter descoberto aquilo em minutos com um professor. Além desses citados, foram vários outros estudos para me formar como profissional, estudos na área de eletrônica, mecânica, pintura, desenho técnico, entre outros. Claro que estudar por estudar não resolve nada. É fundamental colocar em prática os conhecimentos e se conhecer como profissional. Não se pode sair por ai fazendo serviços errados, sem instrução. O risco é grande de você se queimar.

(GMB): O processo de fabricação das guitarras Hutsch é totalmente manual?

(HH): Totalmente não, e se levarmos ao pé da letra a pergunta, acho que ninguém faz.  Se o cara usa uma serra de fita no processo, já não se pode considerar manual. Os meus instrumentos são feitos em um processo que eu possa garantir a maior qualidade possível dentro de minha oficina. Não viso alta produção, eles são feitos um a um, observando cada detalhe. Se eu tenho algum equipamento em minha oficina que me garanta maior qualidade, eu quero e vou utilizá-lo.

Restauração: antes e depois
(GMB): Você também faz trabalhos muito interessantes de restauração em instrumentos de cordas de várias espécies. Quando compensa restaurar um instrumento antigo?

(HH):  Essa pergunta geralmente faço aos clientes. Todo instrumento tem sua história e existem instrumentos que são como relíquias de família, não importando o valor comercial e sim o valor sentimental. Agora, achar que um instrumento que foi feito a 50, 60 anos atrás é melhor que um novo é bobeira. As tecnologias mudam e os instrumentos se atualizam. Por isso que um instrumento antigo na maioria das vezes estará defasado em relação a um novo. Claro que existem as exceções, e em raros casos temos instrumentos antigos que são joias raras a serem reconstruídas.

Hutsch Stratocaster
(GMB): Existe algum tipo de serviço que você não faz em hipótese alguma?

(HH): Em hipótese alguma não, porém tem coisas que realmente não justificam ser feitas. Nesses casos instruo o cliente a ir por outro caminho.

(GMB): Além dos serviços de construção, restauro e regulagens de instrumentos, você oferece em seu ateliê cursos para quem quer aprender o ofício de luthier ou apenas regular o instrumento. É preciso ter algum nível prévio de conhecimento para participar desses cursos ou qualquer pessoa interessada pode se matricular?

(HH): Tenho alunos de todos os tipos, não há nenhuma restrição, mas claro que é importante saber tocar pelo menos algum instrumento para se ter melhor noção sobre afinação e tocabilidade.

Hutsch Superstrato













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre pau-ferro com o luthier Gustavo Poli Konno (Klingen Guitars)