Bate-papo com o baixista Edson Barreto (Leonardo)

Saudações!

O bate-papo da vez é com o contrabaixista Edson Barreto, músico que passeia com desenvoltura por vários estilos musicais, atualmente acompanha o cantor sertanejo Leonardo em shows nacionais e internacionais. Além disso, constam em seu currículo trabalhos ao lado de artistas consagrados como Chrystian e Ralf, Zezé di Camargo e Luciano, Zezé Motta, Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo e muitos outros. Importante mencionar que ele mantém um canal muito bacana sobre contrabaixo no YouTube através do qual ensina, de maneira didática, como tocar as linhas de baixo de alguns clássicos da música nacional e internacional.

Aproveitamos o espaço para agradecê-lo pela participação.

Vamos ao bate-papo.

Edson Barreto e seu Jazz Bass Music Maker

Como começou sua história com a música?

Edson Barreto: Nasci em uma família de músicos. Meu pai é músico, somos cinco irmãos (três deles são músicos profissionais), além de primos que também são músicos. Enfim, acho que não tive muita escolha (risos).


Você estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Conservatório de Tatuí) e estudou com os renomados contrabaixistas Celso Pixinga e Itamar Collaço. Como foram essas experiências? Qual a importância do estudo formal no desenvolvimento do músico?

Edson Barreto: Poder estudar e conhecer profissionais como esses que você citou e também os grandes músicos com quem tive a honra de trabalhar serve de combustível para sempre querermos melhorar. É uma coisa que não tem preço.
Em relação à importância do estudo, acredito que a formação do músico deve ser feita como a de qualquer profissional, acho de extrema importância o músico se alfabetizar (leitura e escrita musical). No meu caso, como não sou autodidata, as pessoas que me guiaram no aprendizado foram fundamentais.


Quais são seus contrabaixistas favoritos?

Edson Barreto: Minhas primeiras influências foram o Steve Harris (Iron Maiden) e o Sting (The Police), percebi através deles o contrabaixo com bastante destaque e isso me cativou muito. Depois, conhecendo outros universos musicais, descobri o Jaco Pastorius, John Patitucci, Charles Mingus, Pixinga, Nico Assumpção, Artur Maia, Victor Wooten, e aí a lista se estende...


Qual é a principal característica que o session man/músico de estúdio deve apresentar?

Edson Barreto: Como disse acima, música é uma profissão como qualquer outra, então se portar de uma forma profissional, sempre. Além disso, chegar no horário, possuir equipamento bom, fazer manutenção nos equipamentos para sempre estarem em condições de uso. Outra coisa é saber se portar em cada trabalho, existem trabalhos em que você é chamado para ter uma participação mais ativa (colocar suas ideias), mas existem aqueles em que você é chamado apenas para tocar, saber diferenciar isso é muito importante.


Até agora, qual foi o momento mais marcante em sua carreira como músico?

Edson Barreto: Não sei pontuar apenas um momento, pois cada nova conquista é muito importante. Entretanto, posso citar algumas: a primeira vez que subi ao palco, com 14 anos de idade, com minha banda de rockabilly; o primeiro show com Chrystian e Ralf; quando fui como substituto no Zezé di Camargo e Luciano; quando comecei a tocar com o Leonardo; assistir ao show do Paul McCartney.


Pergunta polêmica para contrabaixistas: Jazz Bass ou Precision?

Edson Barreto: Essa é difícil de responder (risos), como minha formação é voltada mais para o rock, deveria ser o Precision, mas acho que tenho uma queda maior pelo Jazz Bass. Vai explicar...

Music Maker Precision

Você coleciona contrabaixos? Tem algum favorito?

Edson Barreto: Não coleciono. O tempo e o dinheiro não permitem (risos). Entre os modelos que possuo e os que possui, os que mais me marcaram foram: Music Man Sting Ray, Music Maker Jazz Bass, Music Maker Precision, Fretless Ibanez Gary Willis, Warwick, Fender Jazz Bass 78.


Além de utilizar contrabaixos de marcas consagradas internacionalmente, vi que você usa alguns modelos custom shop fabricados pelo luthier Ivan Freitas, da Music Maker. Qual é a grande vantagem em possuir um instrumento custom shop? Você gosta de acompanhar e estudar sobre os pormenores do instrumento?

Edson Barreto: Quando fiz meu Jazz Bass com o Ivan (Music Maker), pedi a ele um modelo o mais tradicional possível, com quatro cordas, captação passiva e um detalhe importante: eu queria um instrumento leve, pois meu Fender 78 pesava uma tonelada. Quando ficou pronto, o timbre, a sonoridade, o acabamento e a leveza do instrumento me impressionaram tanto que fiz outro baixo com ele, desta vez um Precision com cinco cordas. A vantagem de se ter um instrumento custom é que você pode fazer exatamente o que você deseja, desde madeira, captação, acabamento, enfim, tudo.
Não sou um estudioso dos pormenores do equipamento, sei apenas o básico. Ah! Gosto do som da escala escura, isso eu sei (risos).


Você mantém um canal bem legal no YouTube ensinando como tocar as linhas de contrabaixo de diversos clássicos da música. Como tem sido a receptividade desse trabalho?

Edson Barreto: Quando o canal começou, colocava apenas alguns vídeos ocasionalmente, foi quando tive a ideia de compartilhar minhas influências, tanto as antigas quanto as mais recentes, e comecei a gravar estes vídeos de grooves incluindo neles a partitura, a tablatura, tocando no andamento da música e depois em um andamento mais lento, possibilitando a quem está estudando, uma melhor compreensão. E a repercussão foi muito boa, recebo muitos elogios, muitos comentários e ideias. Está muito legal, tanto que a partir do começo deste ano comecei a postar duas vezes por semana, toda segunda e quinta. Gostaria de convidar a todos para visitarem meu canal, segue o link: https://www.youtube.com/edsonbarretobass .


CONTATOS EDSON BARRETO




Facebook: https://www.facebook.com/edsonbarretobass/?ref=br_rs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bate-papo sobre freijó com o luthier Henry Canteri (HC Guitars)

Bate-Papo sobre imbuia com o luthier Marcelo Valédio (Valédio Custom Guitars)

Bate-papo sobre pau-ferro com o luthier Gustavo Poli Konno (Klingen Guitars)